Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Inema entrega à população primeira etapa da reforma do Zoológico de Salvador

Sugestões de cultura e lazer para o feriado da Semana Santa. Passeio no Zoológico, Parque Zoobotânico de Salvador. Fotos Mateus Pereira/GOVBA

zpp
A coordenação do Zoo ressalta o papel vital da instituição na conservação das espécies da fauna e flora brasileira | FOTO: Arquivo/Mateus |

As obras de requalificação de um dos principais pontos de lazer de Salvador, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Zoológico de Salvador), seguem em ritmo acelerado. Na manhã do último sábado (14), a diretora geral do Inema, Márcia Telles, a chefe de gabinete da Sema, Iara Icó, e o coordenador geral do Zoo, Vinícius Dantas, realizaram a entrega da primeira etapa das intervenções, que contemplam o novo Museu de História Natural, a ladeira dos primatas, com a reforma das calçadas em piso intertravado e instalação de um novo guarda corpo, além do parque infantil e dos banheiros e quiosques localizados ao longo do percurso.

“Quem visita o Zoo já percebe as mudanças estruturais em todos os setores, realizadas com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança aos frequentadores e aos animais que ali habitam. Esta é a primeira fase de uma mudança significativa planejada pelo Governo do Estado para este espaço, de fundamental importância para a preservação da fauna brasileira, bem como para o lazer de toda a sociedade”, destaca a diretora geral do Inema, Márcia Telles. A chefe de gabinete da Sema, Iara Icó, enalteceu o trabalho de toda a equipe do Zoo. “É um momento especial para todos que trabalham aqui, um ganho para toda a sociedade, que pode contar com um ambiente acolhedor”.

O coordenador geral do Zoo, Vinícius Dantas, ressalta o papel vital que a instituição exerce na conservação das espécies da fauna e flora brasileira e a importância de também oferecer um ambiente agradável para os visitantes. “Este objetivo é alcançado por meio de pesquisa, reprodução de espécies ameaçadas de extinção e reintrodução das espécies ao seu habitat natural, projetos de educação ambiental, utilização de métodos de enriquecimento ambiental, dentre outros”.

Já está em andamento a segunda etapa do projeto de revitalização, que contempla ainda as estruturas do aviário, com a substituição de peças e gradis, a substituição da cobertura no setor dos felinos, a pavimentação total do Zoo (3 km de pista), com construção de guarda-corpo e muretas de contenção, a reforma dos pontos de apoio e da subestação de energia, além da renovação da estrutura que compõe o Horto Botânico.

Para o visitante Darlan Passos, que levou a filha Camila de 4 anos para conhecer o Zoo, especialmente o novo museu, o espaço ficou muito bonito e com muitas informações didáticas. “Encontrei aqui funcionários preparados para nos atender, toda criança e adulto tem que ter acesso à informação de onde viemos, nossa evolução mostrada através das réplicas de crânios e esqueletos”.

Já para Marcelo Sampaio, que estava a passeio com a esposa, o mais interessante foram as estrutura internas dos animais expostas no museu, “algo que nunca tinha visto, lindo e um ambiente confortável”. O zoo tem atualmente mais de 1.600 animais de 158 espécies distribuídos em uma área de aproximadamente 250 mil metros quadrados. As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas