Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Unidades da Hemoba estarão fechadas neste feriado do Dia do Trabalhador

Nas próximas semanas de janeiro, a Fundação deseja aumentar o número de comparecimento de doadores | FOTO: Camila Souza/GOVBA |

cpa
A expectativa é reforçar o estoque estratégico para atender com segurança os pedidos de unidades de saúde e hospitais durante o feriado | FOTO: Divulgação | 

Em decorrência do feriado do Dia do Trabalhador (1ª de Maio), as unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) não funcionarão nesta terça-feira. Quem quiser exercer a solidariedade antes desta data pode comparecer, nesta segunda (30), no hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE, ou em uma das unidades fixas distribuídas em todo o estado.

“A tendência é que as pessoas prolonguem o fim de semana com o feriado. Por isso, é importante que os doadores compareçam em uma das nossas unidades e reforce os estoques de sangue antes de pegar a estrada”, explica a diretora de Hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana.

A expectativa é reforçar o estoque estratégico para atender com segurança os pedidos de unidades de saúde e hospitais durante o feriado. Para obter mais informações sobre os endereços e horários de funcionamento das unidades da Hemoba no estado é só acessar o site da Fundação.

Sobre a doação de sangue
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

O voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam ser acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Gripe H1N1

Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe (H1N1) ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação. Com informações da Hemoba.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas