Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cooperativa do Capão realiza seu primeiro encontro nos dias 11 e 12 de maio

capão
A cooperativa nasceu em julho de 2016 buscando incentivar a agricultura local e o consumo de produtos orgânicos na região do Vale do Capão | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A Cooperativa do Vale do Capão (Coope Capão), localizada no distrito de Palmeiras, na Chapada Diamantina, realiza seu primeiro encontro, nos dias 11 e 12 de maio, quando acontecerá uma feira de economia solidária, apresentações artísticas, rodas de conversas e debates. Segundo a organização, o objetivo do encontro, aberto ao público, é promover o trabalho da Cooperativa e de seus princípios, como consumo consciente de produtos agroecológicos, economia solidária e soberania alimentar.

Haverá uma roda de conversa para jovens do ensino médio, no dia 11 de maio, das 10h às 12h, no Salão do posto de Saúde. O tema será ‘Empreendedorismo, Juventude e Economia Solidária’. As outras rodas de conversa acontecerão no dia 12, no mesmo local. Entre os temas estão ‘Inclusão Produtiva e Redes de Cooperação’, ‘Formalização Jurídica para Organizações Comunitárias’ e ‘Comércio Justo, Consumo Consciente e Desenvolvimento Local’.

Já a Feira Solidária tem início junto com a abertura do evento e funcionará no Coreto, nos dois dias do evento, sempre das 17h às 22h, contando com quinze expositores. São elas Cervejaria Muito Prazer, Cheiro de Mato, Coopama (Abaíra), Corcovado, Cores e Detalhes, Dona Geu, Encantos do Capão, EuKFiz, Flor Nativa, Ganesh (Nir), Horto Vale Flora + Medicina do Seu Santinho, Izqui, Jahpah, Estúdio Caetê e SV Design. Já as apresentações artísticas, com número circense e arte de rua acontecem às 20h no Coreto da Vila do Capão, no dia 11. Não perca!

Coope Capão
A cooperativa nasceu em julho de 2016, buscando incentivar a agricultura local e o consumo de produtos orgânicos na região do Vale do Capão. É uma associação sem fins lucrativos, autogestionada, que funciona como uma cooperativa de compra e venda de produtos orgânicos e desenvolvimento de projetos locais. Um dos princípios da Coope é a Agroecologia, uma forma de cultivo de alimentos que mistura a ancestral sabedoria popular com novos conhecimentos que buscam a harmonia com a natureza e com a diversidade cultural. Jornal da Chapada com informações de assessoria. Texto editado para correção de dados.

Programação
11 de maio de 2018
10h às 12h: RODA 1 – Juventude, Empreendedorismo e Economia Solidária
Local: Salão do posto de Saúde
Encontro aberto entre a Rede Monte Sabores, de Senhor do Bonfim e os estudantes do ensino médio do Vale do Capão, com o objetivo de dialogar sobre o cooperativismo como caminho possível para a inclusão produtiva da juventude local. Mediação: Rede Monte Sabores e SESOL/SETRE.

17h às 22h: Abertura e Feira de Economia Solidária
Local: Coreto da Vila
Equipe de coordenação da Coope Capão vai abrir os trabalhos da Feira de Economia Solidária, que contará com quinze expositores, entre produtores locais que fazem parte da Coope e artistas visuais e populares.

19h: Apresentação de Circo
Local: Coreto da Vila

12 de maio de 2018
9h às 12h: RODA 2 – Inclusão Produtiva e Redes de Cooperação
Local: Salão do posto de Saúde
Conversa com André Ferreira, da Superintendência de Economia Solidária da SETRE, e representantes de centrais de comercialização e grupos produtivos locais sobre a política de inclusão produtiva da SETRE e caminhos para construção de redes de cooperação. Mediação: Rede Monte Sabores e SESOL/SETRE.

14h às 16h: RODA 3 – Formalização jurídica para organizações comunitárias
Local: Salão do posto de Saúde
Conversa com Edson Lima, técnico da SESOL/SETRE, sobre o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Orientação e informação sobre formalização das organizações comunitárias. Mediação SESOL/SETRE.

16h às 18h: RODA 4 – Comércio justo, consumo consciente e desenvolvimento local
Local: Salão do posto de Saúde
Conversa com André Ferreira e Karine de Oliveira, da SESOL/SETRE, sobre as redes de cooperação para o estímulo do comércio justo, consciente e sustentável.

17h às 22h: Feira de Economia Solidária
Local: Coreto da Vila
19h: Apresentação de Circo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas