Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festa de Vaqueiros em assentamento de Wagner terá novidades na 15ª edição; confira aqui

Pela primeira vez em 15 anos, o evento terá um trio elétrico, comandado pela banda ‘New Click’; a vaqueirama ainda terá internet livre no dia da festa | FOTO: Divulgação/Acervo Pessoal |

A vaqueirama de plantão já pode se programar e anotar no calendário de festas que, entre os dias 14 e 16 de setembro, acontecerá a XV Festa de Vaqueiros do Assentamento São Sebastião em Wagner, na Chapada Diamantina. Considerado o segundo maior evento cultural do município, a festa tem o objetivo de promover a integração entre os vaqueiros e aboiadores da região, além de incentivar as manifestações culturais, o fortalecimento do turismo e a valorização do vaqueiro e do homem do campo.

Em contato com o Jornal da Chapada (JC), o presidente da comissão organizadora da festa, Guido Santos, disse que este ano a Festa de Vaqueiros vai atrair um público maior e que a população do Assentamento São Sebastião está empenhada em superar as edições anteriores e comemorar os 15 anos com surpresas. “Este é o 15º ano da festa e estamos cheios de novidades. Pela primeira vez, vai ter dentro do circuito da festa um trio, que puxará o Bloco ’20PEGAR’ por todo o assentamento”, informa Guido.

Com exclusividade, ele revela ao JC a banda que comandará o bloco, no dia 15 de setembro, a partir de 15h, “é a New Click”. Ainda segundo o organizador do evento, “a expectativa para este ano é de recorde de público, principalmente, por conta da novidade do bloco. Ampliamos o espaço da festa, vamos colocar mais toldos e haverá mais barraqueiros”, avalia Santos. A festa é frequentada principalmente por moradores de “[Nova] Redenção, Lajedinho, Andaraí, Lençóis, Ruy Barbosa, Utinga, Itaberaba e Seabra”, enumera Santos.

Também, em primeira mão, Guido conta mais uma novidade para este ano, “pela primeira vez, haverá internet aberta ao público, no circuito da festa”. Ainda de acordo com ele, terá premiação para as competições, o valor ainda não foi revelado, mas deve ser maior que a edição anterior. Além da banda ‘New Click’, as outras atrações que se apresentarão no evento só deverão ser divulgadas em junho.

1 / 6

Treinos oficiais
Enquanto não chega setembro, a vaqueirama pode aproveitar os treinos oficiais, que estão sendo realizados em prol da XV Festa de Vaqueiros. Já aconteceram dois treinos e o próximo será no dia 17 de junho, excepcionalmente no Povoado Chamego, em Wagner. Os dois últimos serão em julho e agosto no Assentamento São Sebastião.

O Assentamento São Sebastião de Utinga é um assentamento pertencente à cidade de Wagner, situado a 7 quilômetros da sede. Tem forte influência política, econômica e cultural no município e na região, e se destaca pela produção agrícola, pela pecuária e por ser uma comunidade com influentes manifestações culturais.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas