Ícone do site Jornal da Chapada

Lançamento de livro sobre Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil será em Salvador

capa
O lançamento acontece neste sábado, na Livraria LDM, no Cine Glauber Rocha, em Salvador, das 17h às 20h | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O livro ‘Para compreender o novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e a Democratização da Democracia’, do historiador e cientista político Danilo Uzêda da Cruz, acontece no próximo sábado (12), na Livraria LDM, no Cine Glauber Rocha, em Salvador, das 17h às 20h. A publicação aborda o tema na perspectiva da teoria democrática, buscando falar sobre o processo de democratização e participação social nas políticas públicas. Para o autor, o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) pode ser uma importante chave para compreender essa dinâmica.

O MROSC é uma agenda da sociedade civil que, provocada ao longo do ano de 2010 por uma agenda política que envolveu o conjunto das Organizações da Sociedade Civil, administração pública e setores das organizações representativas (sindicatos, agremiações, entidade de classe, etc.). A agenda foi realizada pela presidente Dilma Rousseff. Em meio a toda a turbulência política e econômica, o processo foi encaminhado em amplo diálogo com as organizações da sociedade civil, resultando, depois de quatro anos, no MROSC.

O amplo processo de construção do marco legal, as mudanças e desafios, seus desdobramentos e entraves é o tema do livro, que discute como a articulação da sociedade civil envolveu organizações nacionais. A partir de uma narrativa simples, mas com o rigor e cuidado metodológico e teórico o autor busca identificar na obra as mudanças centrais na lei, observando muito mais os aspectos qualitativos.

A preocupação central do autor é com a democratização e seu processo histórico de ampliação da participação social no Estado. O otimismo presente no texto remete a compreender melhor, não apenas o Marco Regulatório, como também nos lança a novas leituras sobre a conjuntura política, ensaiando alternativas dentro da democracia, para que possamos melhor compreender e participar dos rumos democráticos em nosso país. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas