Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Sesab fará aquisição de medicamento à base de substância derivada da maconha

maconha
A Sesab explicou que, para que a medicação Canabidiol, que tem controle da Anvisa, seja fornecida é necessário que haja um processo judicial | FOTO: Divulgação |

Quatro frascos de um medicamento feito à base do canabidiol, uma das substâncias derivadas da maconha (cannabis sativa), serão adquiridos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), conforme publicação na edição da última terça-feira (8) do Diário Oficial do Estado. Segundo a Sesab, a aquisição do remédio visa cumprir “demanda judicial” e que, para isso, não haverá licitação. Não foi especificado qual foi a demanda e nem se os quatro frascos são para uma mesma pessoa.

O órgão também não informou contra qual tipo de doença o remédio será utilizado. Conforme o órgão, serão adquiridos quatro frascos de 10ml, com 60 mg/ml da droga. O prazo para entrega de propostas para a aquisição fica aberto até o dia 14 de maio. Em fevereiro, a Sesab havia informado que três pacientes no estado haviam entrado com pedido do medicamento Revivid Tincture, feito à base do canabidiol, via Justiça e que as ações ainda estavam em trâmite.

A Sesab explicou que, para que a medicação Canabidiol, que tem controle da Anvisa, seja fornecida é necessário que haja um processo judicial, uma vez que o medicamento não está incluído na Relação Nacional de Medicamentos (Rename). Em 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu retirar o canabidiol da lista de substâncias de uso proscrito. Com isso, abriu-se o caminho para que a comercialização de medicamentos com a substância fosse facilitada no país. Antes, a venda do produto com a substância classificada como proibida era vetada. Jornal da Chapada com informações de G1BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas