Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cirurgias para tratamento de catarata são oferecidas pela prefeitura de Itaberaba

foto
O paciente que tem o diagnóstico de catarata e nunca se submeteu à cirurgia, com 60 anos ou mais, deve procurar o Tratamento Fora do Domicílio na cidade | FOTO: Divulgação/Mary Leal |

O atendimento para a realização de cirurgias para tratamento de catarata, ofertadas pela administração municipal de Itaberaba, na Chapada Diamantina, pela gestão ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), começam na próxima segunda-feira (14). O paciente que tem o diagnóstico de catarata e nunca se submeteu à cirurgia, com 60 anos ou mais, deve procurar o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), na Praça Josenildo Miguel de Brito, antiga praça do Coqueiro, de posse de seu RG, comprovante de residência e cartão SUS para que possa agendar sua consulta.

A intenção é dar acesso à saúde gratuita de qualidade, através da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), em parceria com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab). A expectativa da Sesau é operar 50 pacientes diagnosticados com catarata por mês.

A catarata é uma doença identificada por qualquer tipo de perda de transparência do cristalino, espécie de lente situada atrás da íris do olho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas