Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Uefa critica proposta do novo Mundial da Fifa com 24 equipes e a cada quatro anos

cpa
Entidade máxima do futebol quer o Mundial de Clubes com 24 equipes, separados em grupos, e a cada quatro anos | FOTO: Divulgação |

De acordo com uma publicação do jornal ‘The Guardian’, da Inglaterra, a nova proposta da Fifa para o Mundial de Clubes tem sido fortemente criticado pela Uefa. A ideia de novo formato foi apresentada aos europeus em março e o martelo deve ser batido pela instituição máxima do futebol em junho, durante a Copa do Mundo, e pretende adotar o novo modelo a partir de 2021. Apesar das críticas, a Fifa argumenta que tem um forte parceiro interessado em patrocinar o evento nas três primeiras edições, colocando 25 bilhões de reais. A entidade, porém, não revela o nome da empresa do interessado.

Como seria a competição?
A Fifa quer um Mundial de Clubes em formato parecido com o da Copa do Mundo: 24 equipes, separados em grupos, e a cada quatro anos. Metade das equipes viria da Europa. Seriam escolhidos os quatro últimos campeões e vices da Liga Campeões, além dos quatro últimos vencedores da Liga Europa. Na América do Sul, outras quatro equipes: as que conquistaram as últimas Libertadores – os campeões da Sul-Americana fariam um mata-mata para definir quem disputaria a repescagem contra o representante da Oceania, definindo assim mais uma vaga.

A partir de então, haveria jogos eliminatórios em quartas, semi e final. Todo campeão da Libertadores, obrigatoriamente, cairia no grupo de um europeu. Oito clubes da Uefa estariam no ‘pote 1’ do sorteio, outros quatro formariam o ‘pote 2’ com os campeões da Liberta. As equipes dos demais continentes estariam no ‘pote 3’. Para isso, claro, seria necessário ampliar o número de datas da competição e o de sedes (de dois para seis estádios e de dez datas para 18).

De acordo com informações, a primeira edição terá como convidados Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Milan, Internazionale e Juventus. Dos clubes sul-americanos citados pelo jornal catalão que podem estar em 2021 no novo Mundial de Clubes estão Santos, Flamengo, Peñarol, Nacional, River Plate e Boca Juniors. Com informações do Terra.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas