Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Pré-candidata a deputada acredita em maior participação feminina na política em 2018

capa
A presidente do PTB Mulher Bahia, Taissa Gama | FOTO: Divulgação |

A pré-candidata a deputada estadual pelo PTB Taissa Gama disse acreditar que a participação feminina na política irá crescer no pleito deste ano. Para ela, apesar de o número ainda ser pequeno, existe uma procura maior do público feminino. “A mudança na participação política brasileira vem desde a década de 1930 e a candidatura da mulher vem se apresentando mesmo a passos lentos, mas de maneira crescente. É fator fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira a candidatura cada vez maior de mulheres”.

“A baixa proporção de mulheres nas esferas de poder e em cargos eletivos está presente em todos os estados da federação, em grau muito semelhante, e em todos os níveis de poder político, das Câmaras de Vereadores ao Senado”, disse Taissa, ex-secretária de Política para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador. O Brasil ocupa a 152ª posição entre 190 nações no ranking mundial de participação da mulher na política e para Taissa essa é uma situação que deverá mudar a médio prazo.

“Esta é uma situação que não será resolvida em “uns” anos, mas, certamente se houver políticas que oportunize as mulheres em suas candidaturas, que as verbas de campanha sejam distribuídas de maneira equânime para homens e mulheres, poderemos dizer que será mais fácil fazer o enfrentamento para a mudança do quadro atual de desigualdade de gênero na política brasileira”, disse ela.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas