Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleições2018: Wagner e Lídice lideram pesquisa para o Senado; Jutahy seria eleito com Lídice fora da disputa

foto
A amostragem vai gerar grandes discussões dentro da base política do governador Rui Costa, já que há rumores de que Lídice da Mata estaria fora da chapa majoritária | FOTO: Arquivo/Divulgação |

A pesquisa P&A/Bahia Notícias também avaliou o quadro político na Bahia para a disputa de duas vagas para o Senado Federal. Segundo a pesquisa, o ex-governador Jaques Wagner (PT) e a senadora Lídice da Mata (PSB) lideram as intenções de voto em todos os cenários em que aparecem como postulantes, além de serem ainda os mais citados na pesquisa espontânea. A amostragem vai gerar grandes discussões dentro da base política do governador Rui Costa (PT), já que há rumores de que Lídice da Mata estaria fora da chapa majoritária do petista, sendo colocada inclusive como candidata a deputada federal.

Como a pesquisa foi realizada entre 24 e 30 de abril, antes da apresentação formal de José Ronaldo (DEM) como candidato ao governo no grupo liderado por DEM e PSDB, o nome do ex-prefeito de Feira de Santana apareceu na pesquisa estimulada. Para quem não sabe, Zé Ronaldo foi derrotado em 2010 como candidato ao Senado. Nessa eleição, a Bahia tem que eleger dois senadores, o que favorece um cenário mais amplo para os postulantes. A pesquisa foi realizada em duas etapas, espontânea e estimulada. E, mesmo a espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos, o questionário foi dividido em duas etapas: o primeiro voto e o segundo voto.

Sem citar os nomes de postulantes, nenhum político obteve mais do que 2% das intenções de voto. O ex-governador Jaques Wagner foi opção para 1,6% e Lídice da Mata para 1,4%. O senador Otto Alencar (PSD), que não é candidato em 2018, foi citado por 1,1% dos eleitores, e José Ronaldo, candidato ao governo, por 0,3%. Outros nomes, cujos percentuais não foram divididos nominalmente, foram opção para 1,3%. Para 15,7% dos eleitores, ninguém mereceria o primeiro voto ao Senado e 78,6% disseram não saber em quem votar. Jornal da Chapada com informações do Bahia Notícias.

Leia mais

#Bahia: Pesquisa aponta que Lula é o favorito dos baianos; Marina lidera com petista fora da disputa

Gráficos divulgados

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas