Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: FBI alerta sobre vírus que atinge roteadores em todo o planeta

capta
A solução é simples: reiniciar seu roteador | FOTO: Divulgação/Tech Tudo |

Um malware de origem supostamente russa tem infectado roteadores por todo o globo. Na última semana o FBI alertou o mundo sobre o caso. A empresa de serviços de rede Cisco afirmou que mais de 500 mil podem ter sido afetados, mas o número pode ser muito maior, segundo a agência de segurança americana. A solução é simples: reiniciar seu roteador.

Muitas das pessoas que receberam alerta, seja diretamente pelo FBI, seja pela mídia, ficaram confusas. “É só reiniciar ou precisa fazer o reset de fábrica?”, perguntaram vários leitores do Olhar Digital. Sim, não há segredo: estamos falando do bom e velho tirar da tomada por alguns segundos e religá-lo novamente.

Pode parecer uma solução simplória demais, mas ela tem uma explicação na forma como o malware funciona. Batizado de VPNFilter, ele tem três etapas de infecção. A primeira consiste em conectar o roteador a uma URL que leva às duas fases seguintes do ataque, nas quais há a ação maliciosa, que pode roubar informações pessoais e até mesmo quebrar o roteador com um comando de “autodestruição”.

Acontece que, como explica o site Ars Technica, ao reiniciar o roteador, o malware é revertido para a fase 1, entrando em contato com uma URL para retomar o ataque. O endereço, no entanto, já foi confiscado pelo FBI, de modo que não há mais como a ameaça se reinstalar no roteador, o que faz com que a vítima fique segura.

A orientação para que usuários reiniciem seus roteadores também serve como uma forma de o FBI saber quem está infectado. Como o roteador está programado para se conectar a um endereço que agora pertence à agência, será fácil identificar IPs infectados. O FBI diz que planeja contatar vítimas para que possam tomar as devidas providências.

Apesar de reiniciar os aparelhos ser uma atitude eficiente, ela não é a melhor, já que uma parte do código do malware persiste para sempre contatando um determinado endereço inativo. A solução mais recomendada é fazer o reset de fábrica, que deve eliminar o vírus de uma forma definitiva. Também é sempre recomendável procurar uma atualização de firmware no site da fabricante do seu roteador.

Até o momento, não há uma forma simples de saber se você está ou não infectado, nem se sabe exatamente como esses roteadores têm sido atingidos. A incerteza levou o FBI a emitir o alerta de uma forma mais ampla, para todos os aparelhos, mas existe uma lista de modelos de roteadores que parecem mais suscetíveis ao malware. As informações são de Olhar Digital UOL.

Mais especificamente, 14 roteadores:
Linksys E1200
Linksys E2500
Linksys WRVS4400N
Roteadores Cloud Core da Mikrotik rodando o RouterOS: Versões 1016, 1036 e 1072
Netgear DGN2200
Netgear R6400
Netgear R7000
Netgear R8000
Netgear WNR1000
Netgear WNR2000
QNAP TS251
QNAP TS439 Pro
Outros dispositivos QNAP NAS rodando software QTS
TP-Link R600VPN

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas