Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Telegrama enviado ao Brasil em 84 aponta corrupção inerente à política da ditadura militar

capa
O telegrama traça um quadro da decadência do governo Figueiredo | FOTO: Divulgação |

Um documento enviado para o Departamento de Estado em Washington pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em 1984, apontava que a corrupção era uma prática inerente da política e da economia do país à época, em que passava por uma ditadura militar. O telegrama traça um quadro da decadência do governo Figueiredo.

“No nível nacional existem muitos escândalos que lançam nuvens sobre o governo Figueiredo”, diz o informe. “Entre muitos oficiais, dos mais baixos aos mais altos, há uma forte crença que os últimos 20 anos no poder corromperam os militares, especialmente o alto comando, e que agora é hora de deixar a política e suas intempéries e voltar a ser soldado”, afirma o documento.

O telegrama, obtido pelo jornal O Globo, faz parte de um lote de 694 documentos enviados pelo governo do então presidente Barack Obama ao de Dilma Rousseff. Foram três remessas, entre 2014 e 2015, para a Comissão da Verdade, que examinou abusos de direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil. As informações são de Brasil 247.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas