Ícone do site Jornal da Chapada

Oposição diz que governo Rui ignora apelos por melhorias na gestão ao rejeitar emendas à LDO

capa
O líder da Bancada de Oposição na Assembleia, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) | FOTO: Divulgação |

Os deputados de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia lamentaram a rejeição das emendas apresentadas pela Bancada ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2019. Foram seis as emendas apresentadas para serem anexadas à proposta do Poder Executivo. Entre os destaques estava à emenda que previa investimentos no turismo, a que reiterava a obrigatoriedade do pagamento das emendas parlamentares, independente da autoria e a que pedia mais transparência nos dados, referentes aos cargos do estado.

“Lamentamos a insensibilidade do Governo que não compreendeu a necessidade de cumprimento dessas emendas para a gestão do estado. Foram ignorados os apelos por uma gestão mais justa e transparente no acesso às informações, no pagamento das emendas e na prioridade do turismo, uma área muito importante para a economia do estado,” disse o líder da Bancada, deputado Luciano Ribeiro (DEM).

A Bancada lembrou que apesar da obrigatoriedade no cumprimento das emendas parlamentares individuais, o Governo há mais de três anos, vem contrariando este dispositivo, obrigando a Liderança da Oposição na Casa, recorrer ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). As duas cortes se mostraram a favor da reivindicação da Oposição ao determinarem que o Governo do estado, adotasse medidas necessárias para o cumprimento, conforme estabelecido na Constituição estadual.

Além disso, através da emenda do líder foi solicitado que o Governo disponibilizasse em seus sítios eletrônicos, informações sobre recursos humanos. “O quantitativo de cargos efetivos, comissionados e funções de confiança, remunerações dos servidores públicos estadual, não estão disponibilizados em nenhum portal de transparência do governo. É preciso que isso seja corrigido, pois a população tem o direito de ter acesso a estas informações”, justificou.

Foi indicada na parte de ações estruturantes, a ampliação da cobertura de esgotamento sanitário, a Implantação de Contornos Viários do Sistema Viário Oeste (SVO) e a requalificação de equipamentos turísticos no Território de Identidade do Baixo Sul. A emenda apresentada pelo deputado Hildécio Meireles (PSC) contemplava as localidades de Gamboa do Morro, Vila de Boipeba, no município de Cairu. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas