Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Refazeres realiza exposição e lançamento de livro e DVD do projeto em Rio de Contas

capa
A exposição fica aberta ao público até 21 de agosto no Espaço Imaginário de Rio de Contas | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O projeto ‘Refazeres, biocontrução e cultura em Rio de Contas’, cidade da Chapada Diamantina, está chegando ao fim após três anos de atividades. Ao longo desse período, foram realizadas pesquisas, compartilhamentos dos saberes, fazeres, histórias, técnicas, formas de olhar e construção. Um pouco do que foi apresentado nas ações será partilhado com a comunidade a partir do dia 7 de julho, às 19h, no Espaço Imaginário, quando será aberta a exposição final do ‘Refazeres’ com fotos, imagens, ferramentas, sons e materiais naturais utilizados nas técnicas construtivas locais.

Durante o encontro, que contará com a presença de alguns mestres da construção, serão lançados o livro e o DVD do projeto. A exposição fica aberta ao público até 21 de agosto no Espaço Imaginário de Rio de Contas. O coletivo que propôs o projeto é formado por permacultores, cineastas, pesquisadores, produtores culturais, educadores, integrantes do Núcleo de Permacultura de Rio de Contas e do Espaço Imaginário, interessados nas relações entre a cultura local, a permacultura e a bioconstrução.

“Ao investigar técnicas e materiais, visitamos as tendas e as casas de mestres em busca de ofícios e tecnologias tradicionais de edificação da cidade. São pedreiros, ferreiros, oleiros, marceneiros, carpinteiros, construtores, cortadores de pedra que a partir dos seus ofícios e das suas histórias de vida compõem também a história da arquitetura popular e a cultura local. Encontramos mais de 15 mestres artífices da construção local; realizamos três vivências com mais de 100 participantes conduzidas pelos permacultures do coletivo em parceria com os mestres que partilharam com os grupos seus saberes”, aponta trecho de texto enviado ao Jornal da Chapada.

O projeto também criou 10 programas de rádio veiculados na Rádio Rio de Contas FM; produziu três documentários que registraram os encontros entre mestres e permacultores e cinco vídeos da série ‘Mestres e Ofícios’ com os mestres artífices locais, além de exibir os documentários nos bairros onde moram os mestres. ‘Refazeres’ conta com recursos do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio do edital 24/2013 ‘Grupos e Coletivos Culturais 2014’, que tem o objetivo de fortalecer grupos e coletivos culturais em todo o estado. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Serviço
O quê: Exposição e Lançamento de livro e DVD ‘Refazeres: Bioconstrução e Cultura na Chapada Diamantina, Rio de Contas’
Quando: Sábado – 7 julho – às 19h
A exposição Refazeres fica em disponível de 7 julho até 21 de agosto de 2018; de quinta até sábado, das 16h às 20h.
Onde: Espaço Imaginário
Rua Dr. Basílio Rocha 260, Centro, Rio de Contas, BA
Contato: refazeres@gmail.com
77 3475-2328 / 77 98102-1083

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas