Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Campus do Ifba de Jacobina oferece 280 vagas no Processo Seletivo 2019; saiba como se inscrever

Este ano, o evento acontece de 7 a 18 de dezembro em formato totalmente virtual | FOTO: Divulgação |

capa
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 16 de agosto | FOTO: Divulgação/Ifba |

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) está com inscrições abertas para ingresso nos cursos técnicos através do Processo Seletivo 2019. No Campus de Jacobina, na Chapada Norte, estão sendo oferecidas 280 vagas, distribuídas entre as formações integradas e subsequentes ao ensino médio de informática, eletromecânica e mineração, além do curso de meio ambiente (subsequente), sendo 40 oportunidades para cada uma.

A inscrição deve ser feita, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.selecao.ifba.edu.br, desta terça-feira (3) ao dia 16 de agosto. O valor é de R$ 35, mas pode ser reduzido em 90%, para R$ 3,50, caso o candidato seja egresso de escola pública e concorra à reserva de 50%, como prevê a Lei nº 12.711/12. Nesse caso, é necessário se inscrever até 31 de julho e entregar a documentação exigida no edital na sede do campus, situado na Av. Centenário, s/nº, bairro Nazaré, até 1º de agosto. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total. Nesta edição do seletivo, o IFBA está ofertando 5.185 vagas: 2.715 para os cursos integrados e 2.430 para os subsequentes, divididas por 19 cidades da Bahia. 21 de outubro é a data prevista para a realização da prova.

Novidades
Dentre as mudanças, alteraram-se o número de questões, as disciplinas exigidas e o tempo disponível (3h30). Também não haverá redação nem nota de corte. No ato da inscrição, os candidatos poderão assinalar duas opções de curso e optar pelo uso do nome social no dia da aplicação da prova. Para as formações integradas, serão 36 questões, nove de cada disciplina: português, matemática, história e geografia. Já para as subsequentes, serão 30 questões: língua portuguesa (15), matemática (10) e atualidades (5). As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile