Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Encontro Nordestino de Espeleologia movimentou o final de semana em Ituaçu

O evento foi uma realização do Grupo Araras de Espeleologia (GAE) em conjunto com Grupo Espeleonordeste | FOTO: Divulgação |

O IV Encontro Nordestino de Espeleologia, que ocorreu em Ituaçu, na Chapada Diamantina, da última quinta-feira (28) até o domingo (1º) contou com a participação de espeleólogos e cientistas de diversas regiões do Brasil, em especial do Nordeste. O tema nessa edição foi ‘Preservação e conservação dos ambientes cársticos’. O evento contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), União Internacional de Espeleologia (UIS) e da prefeitura de Ituaçu. O evento foi uma realização do Grupo Araras de Espeleologia (GAE) em conjunto com Grupo Espeleonordeste.

Dentre as atividades estavam palestras do professor de Geologia Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ricardo Fraga, que falou sobre a ‘Gestão da geodiversidade em terrenos cársticos’, e do professor de Paleontologia, Mário Dantas, falando sobre os megamamíferos extintos na Chapada.

O historiador e arqueólogo Daivisson Santos, apresentou a palestra sobre ‘Arqueologia, História e Memória do Cárticos’, e falou das memórias e da arqueologia em Ituaçu, relatando trabalhos desenvolvidos no município chapadeiro, com parceria entre a prefeitura municipal e o Grupo Araras. Também foram oferecidos minicursos diversos nos últimos dois dias de evento para que a espeleologia seja mais difundida nos estudos na Chapada Diamantina. Jornal da Chapada com informações da assessoria.

Confira mais fotos aqui

1 / 8

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas