Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: TVE vai exibir filme com o tema da Revolta dos Búzios nesta segunda

capa
Com um recorte temporal que se inicia em 12 de agosto de 1798 e termina em 8 de novembro de 1799, o documentário retrata um período que convulsionou a cena política da Bahia | FOTO: Divulgação |

Nesta segunda-feira (20), um dos mais importantes acontecimentos da história do Brasil estará na TV pública da Bahia. O documentário 1798: Revolta dos Búzios, protagonizado por dezenas de homens negros que planejaram um levante para derrubar o governo colonial, proclamar a independência e implantar uma República democrática, estreia na TVE, às 21h15. Dirigido e roteirizado pelo cineasta baiano Antônio Olavo, o longa-metragem, produzido pela Portfolium Laboratório de Imagens, é fruto do Edital de Fomento à Produção Audiovisual Baiana de 2014 do Irdeb e teve lançamento na última semana na Sala Walter da Silveira (Biblioteca Central do Estado da Bahia). Entre as diversas denominações, este movimento conspiratório ocorrido na Bahia foi chamado de Revolta dos Búzios, Revolução dos Alfaiates e Conjuração Baiana.

Com um recorte temporal que se inicia em 12 de agosto de 1798 e termina em 8 de novembro de 1799, o documentário retrata um período que convulsionou a cena política da Bahia, atingindo centenas de pessoas com interrogatórios, detenções e, finalmente, condenações de açoites públicos, prisões, degredo perpétuo, até a pena de morte, sentença máxima que se abateu sobre quatro homens negros: os soldados Luís Gonzaga e Lucas Dantas, e os alfaiates João de Deus e Manoel Faustino, enforcados e esquartejados no dia 8 de novembro de 1799, na Praça da Piedade, em Salvador. O filme será exibido em horário alternativo na quinta-feira (23), às 22h45. As informações são do Irdeb.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas