Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Curta-metragem sobre garimpeira gravado em Lençóis terá exibição na cidade em setembro

capa23
A ficção de Andréa Guanais, educadora e historiadora de Lençóis, foi produzida após ser selecionada pelo VI Edital Revelando os Brasis | FOTO: Divulgação |

No próximo dia 2 de setembro toda a comunidade de Lençóis, município localizado na Chapada Diamantina, poderá assistir gratuitamente ao curta-metragem ‘Chica Garimpeira’, que foi gravado na cidade em dezembro de 2017. Ainda não há local definido, mas a sessão está confirmada. A história do curta é inspirada nas mulheres garimpeiras que habitavam a região.

A ficção de Andréa Guanais, educadora e historiadora de Lençóis, foi produzida após ser selecionada pelo VI Edital Revelando os Brasis, projeto da fundação Marlin Azul, patrocinado pela Petrobras e apoiado pelo Futura. Para o desenvolvimento do roteiro, Andréa contou com a colaboração do cineasta Orlando Senna.

Vivida pela atriz lençoense Rose Lane, “Chica é uma mulher alegre e divertida, mas que nos mostra a sua força e coragem de viver só, garimpando, pelas serras da Chapada Diamantina”, conta Andréa. Um dia, ela encontra a grande gema e, enfim, atinge o bambúrrio, termo que expressa a grande sorte de achar uma pedra preciosa. O fato precede um suspense, momento no qual são apresentados seres encantados da região.

A autora ‘bebe’ nos modos de vida do garimpo para criar a sua lenda rural, como classifica a própria obra, e utiliza o cenário vivo da cidade de Lençóis para materializá-la. “Não vamos criar nada, toda cenografia já existe e faz parte do nosso cotidiano”. Uma das justificativas, inclusive, para a obra ser atemporal. “Ela pode se passar em qualquer período histórico, até mesmo hoje”, completa.

O filme possui um papel de retroalimentar a memória cultural criada a partir da civilização do diamante. E, como não poderia ser diferente, toda equipe é composta por moradores de Lençóis. “Aqui temos profissionais maravilhosos”, exclama Andréa. Com o diferencial, ainda, de o elenco ser formado majoritariamente por atores negros. “É uma forma de valorizar a negritude que existe na cidade, sobretudo a sua beleza estética”, completou.
Jornal da Chapada com informações de assessoria e do Guia Chapada Diamantina.

Confira imagens da gravação do filme em Lençóis

Leia também

Chapada: História de garimpeira negra de Lençóis é transformada em filme pelo ‘Revelando os Brasis’

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas