Ícone do site Jornal da Chapada

Valmir defende políticas raciais para promoção da igualdade no país

Plenária do movimento negro com o deputado federal e candidato à reeleição Valmir Assunção | FOTO: Jonas Santos |

A plenária sobre igualdade racial com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), candidato à reeleição no pleito de outubro deste ano, ampliou os debates a respeito de políticas públicas voltadas para o movimento negro na última quinta-feira (23). Representação política na Câmara Federal, combate ao racismo e à intolerância religiosa, ações afirmativas em comunidades tradicionais, participação social e inclusão digital, além de aprofundar diálogos sobre o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. Essas foram algumas das pautas tratas na reunião com membros de diferentes coletivos de Salvador e do interior da Bahia.

“Precisamos que a representatividade cresça para que possamos conseguir a continuação de pautas importantes para a população negra e povos e comunidades tradicionais”, salienta Valmir ao lado da secretária estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi), Fábya Reis. O debate na capital tratou dos temas relacionados ao Estatuto da Igualdade, aprovado em diálogo com os movimentos, fruto da construção coletiva, durante o mandato de Valmir como deputado estadual. O candidato à reeleição também tratou da necessidade de reforçar a luta contra a retirada de direitos.

“A extinção da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial [Seppir] pelo governo golpista de Michel Temer inviabilizou a maioria das políticas criadas pelos governos petistas. Sem contar que paralisaram as bolsas para permanência universitária de estudantes cotistas e as restrições das políticas e marcos legais para comunidades tradicionais. Isso é vergonhoso para um país como o Brasil, forjado com sangue do povo negro. Não podemos aceitar isso”, completa Valmir. O encontro também defendeu as candidaturas de Lula (PT), para presidente, Rui Costa (PT), governador, e de Jaques Wagner (PT) e Ângelo Coronel (PSD), para o Senado Federal.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas