Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Organizadores da Fligê fazem campanha de apoio a Conceição Evaristo para cadeira na ABL

Caso seu nome seja o definido, Conceição será a primeira mulher negra a integrar a ABL | FOTO: Divulgação |

Nesta quinta-feira (30) acontece a escolha de um novo nome para ocupar a cadeira de número 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), e a organização da Feira Literária de Mucugê (Fligê) iniciou uma campanha para defender o nome da escritora Conceição Evaristo para a vaga. Ela registrou sua candidatura no último mês de julho e escolha acontece às 16h. Caso seu nome seja o definido, Conceição será a primeira mulher negra a integrar a ABL.

Filha de lavadeira, nascida em 1946, Conceição é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio e vencedora do Prêmio Jabuti com a obra “Olhos d’água”, em 2014. A cadeira 7 era ocupada pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos, falecido em abril deste ano, e tem como patrono o poeta baiano Castro Alves.

Mais 10 escritores se candidataram à cadeira. Coincidência ou não, a mesma cadeira foi ocupada por Afrânio Peixoto e Euclides da Cunha, homenageados em 2016 e 2017 pela Fligê. Confira a carta manifesto da Fligê em apoio à sua candidatura clicando neste link. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas