Jornal da Chapada

Saiba como prevenir e tratar hérnia de disco; problema atinge mais de 5 milhões de brasileiros

Problema que atinge mais de 5 milhões de brasileiros tem sido motivo de redução de ritmo de trabalho de artistas como Anitta e Safadão | FOTO: Divulgação |

A poderosa Anitta anunciou em meados do mês de agosto que a partir de então reduziria o ritmo de dança em seus shows, dando inclusive um tempo no seu famoso “quadradinho de quatro”. O motivo é o mesmo que tem feito outros artistas como Wesley Safadão e Péricles a também reduzirem seus números de shows: a hérnia de disco!

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o problema atinge aproximadamente 5,4 milhões de brasileiros e em alguns casos pode ser assintomática, outras podem irritar os nervos provocando fortes dores na principalmente na lombar, braços, pernas, costas e até mesmo nos pés, fraqueza muscular, dormência nas mãos ou nos pés, torcicolos e até mesmo espasmos musculares.

O sedentarismo, o tabagismo, a obesidade, a má postura e, nas mulheres, o exagero no uso de salto alto constituem-se como os principais fatores para o surgimento das hérnias de disco. Embora seja a 3ª causa de aposentadoria precoce e o 2° principal motivo dos pedidos de licenças no trabalho o tratamento na maioria dos casos é conservador e sendo necessário adotar mudanças nos hábitos de vida, entre eles a prática regular de atividade física, explica o educador físico Romildo Rios, da rede Hammer Fitness Club.

Entretanto, o profissional alerta que para obter os resultados esperados é preciso seguir algumas recomendações. São elas: realizar avaliação prévia com médico e educador físico, evitar atividades físicas que promovam impactos sucessivos sem a possibilidade de amortecimento satisfatório, evitar rotação do pescoço/tronco ao manter conversa paralela durante treinamento na academia, evitar quaisquer movimentos que produzam dor/desconforto na região acometida da coluna vertebral, entre outros.