Ícone do site Jornal da Chapada

Suíca diz que resolução do governo sobre doença falciforme é marco para a saúde do povo negro

O candidato a deputado estadual Luiz Carlos Suíca celebra a homologação da medida | FOTO: Divulgação |

Esta semana, o governo baiano homologou a política estadual de atenção integral para as pessoas com doença falciforme – enfermidade que atinge a população negra. De acordo com o candidato a deputado estadual, o vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), a medida é importante para saúde dos negros e negras da Bahia. Segundo o petista, o estado tem a maior incidência de anemia falciforme no Brasil com um caso a cada 650 nascidos vivos. Infecções, dores e fadiga são sintomas da doença.

“As ações em doença falciforme na Bahia repercutem para todo o Brasil. E essa resolução do governo estadual, já homologada pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, traz a certeza que essa gestão tem uma preocupação com a população negra. Conheço inclusive liderança políticas que atuam na campanha que sofre com esta doença. Na verdade, é um grupo de distúrbios e o tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura”, salienta Suíca.

A homologação da resolução CES 10/2018 foi publicada no último sábado (8) no Diário Oficial da Bahia. A política estadual de atenção integral para pessoas com doença falciforme segue a ampliação de serviços do governo da Bahia em 2018. “Esse é um momento extremamente importante e significativo no campo da saúde da população negra e enfrentamento às iniquidades na Bahia”, completa o candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas