Ícone do site Jornal da Chapada

Jovens Comunicadores do sertão baiano participam de Intercâmbio em Salvador

A trajetória de instituição e suas ações na área da comunicação comunitária estiveram no conteúdo desse Intercâmbio | FOTO: Petrus Pires |

Na perspectiva de ampliar conhecimentos e promover a troca de experiências na área da comunicação comunitária, jovens do município de Uauá, no sertão baiano, participaram de um Intercâmbio na Cipó Comunicação Interativa, organização não governamental que promove projetos de comunicação, especialmente com jovens da periferia de Salvador.

A trajetória dessa instituição e suas ações na área da comunicação comunitária estiveram no conteúdo desse Intercâmbio. Exibições de vídeos sobre a realidade da juventude negra e da periferia também enriqueceu a programação do evento. Além de conhecerem princípios e técnicas da fotografia e outras linguagens de comunicação que utiliza recursos visuais, os jovens tiveram momentos de muita interação quando conheceram lugares que dizem muito sobre a história e cultura da cidade, a exemplo do Pelourinho e Farol da Barra.

As/os participantes do Intercâmbio são jovens contemplados com o Projeto Jovens Comunicadores, uma ação do Projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia – SDR. Lívia Santos Ribeiro, jovem de Testa Branca, comunidade do interior de Uauá, disse o quanto a aprendizagem é marcante para os jovens que participam de um Intercâmbio como esse. “A gente aprende mais ainda e aprimora nossos conhecimentos”, declarou Lívia.

Conforme a coordenadora do Projeto Jovens Comunicadores, Emília Mazzei, nesses momentos, quando os jovens saem de suas comunidades para lugares que eles ainda não conhecem, agregam muitas experiências de vida por meio do contato com outras realidades, “em cenários nunca vistos, porém que dialogam com suas dificuldades, seus anseios e com as potencialidades da juventude”.

“Levarei os conhecimentos para minha comunidade para conscientizar as pessoas e tentar levar algo melhor”, disse Fabrício Oliveira, da comunidade de Retiro, em Uauá, que também destacou a oficina de produção de cartazes criativos, uma das práticas de formação que muito chamou atenção dos jovens.

O Intercâmbio em Salvador aconteceu entre os dias 10 e 12 setembro e integra o calendário de atividades do Projeto Jovens Comunicadores, que inclui também oficinas e apoio a ação da juventude em suas comunidades. O projeto conta com recursos do Governo da Bahia e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas