Ícone do site Jornal da Chapada

Parceria Público-Privada de Imagem do Governo do Estado alcança marca de 1 milhão de exames realizados

capa23
O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que acompanhou este momento, deu a boa notícia para a paciente | FOTO: Montagem do JC/Sesab |

Com 67 anos e o sorriso sempre em destaque, Edelzuita Silva Rocha é moradora do Vale das Pedrinhas, em Salvador, e nesta terça (18) entrou para a história da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem na Bahia, ao se tornar a paciente de número 1 milhão. Desde o início da implantação do serviço em 2016, a iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), está em 11 hospitais estaduais e ampliou a capacidade de atendimento à população, reduziu custos e promoveu melhorias nos serviços prestados, como a maior precisão do diagnóstico e agilidade na entrega dos resultados.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que acompanhou este momento, deu a boa notícia para a paciente. “Não há mais vestígios da embolia pulmonar”, afirmou Vilas-Boas, após analisar pessoalmente a tomografia computadorizada realizada no Hospital Geral do Estado (HGE), onde a paciente é acompanhada, após ter sido internada por este motivo. Edelzuita disse que “foi muito bem atendida aqui”, e lembrou que ficou durante um mês internada no HGE. Ela também aproveitou para agradecer aos profissionais da unidade.

Desde o início da PPP de Imagem, já foram investidos mais de R$ 120 milhões entre obras e aquisição de equipamentos, tais como ressonância magnética, tomógrafos, raios-x e mamógrafos. Com resultados expressivos, os exames de ambulatório são laudados no máximo em 48 horas, enquanto os exames de urgência e emergência, em no máximo uma hora. “Isso é mais ágil do que em qualquer clínica ou hospital privado”, ressalta o secretário.

Cenário
Em 2015, havia apenas duas ressonâncias públicas no Estado. Atualmente são 18, sendo 11 da PPP e as outras sete instaladas em policlínicas. Nos próximos 6 meses, outras quatro ressonâncias entrarão em operação com a inauguração de novas policlínicas. Além disso, o melhor tomógrafo do Norte-Nordeste está instalado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), com 256 detectores. Também são feitas ressonância e tomografia cardíaca, angiotomografia e angioressonância.

Para o presidente da RBD, Stelliu Rebello Espinheira, os avanços são possíveis graças à parceria com o Governo do Estado. “A PPP está ampliando a oferta de serviços e exames com eficiência, qualidade e segurança para médicos e pacientes”, destaca Espinheira, ao citar que somente no último mês de agosto, foram contabilizados 35,1 mil exames de imagem realizados em unidades de rede estadual.

Outro resultado favorável da parceria foi a implantação da Central de Laudos, que permite a realização de laudos através de telerradiologia, operando 24 horas por dia. Na Central Remota de Laudos, uma equipe qualificada de radiologistas permanece de plantão 24 horas por dia, durante toda a semana, para emitir laudos às 11 unidades contempladas pela PPP no estado.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas