Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Educação Básica em Utinga é analisada pelo prefeito Joyuson Vieira

A creche e a quadra do bairro Liberdade são duas obras de infraestrutura com funções socioeducativas construídas no logradouro que foi implantado nas primeiras gestões de Vieira | FOTO: Divulgação |

As ações de governo de Utinga, na Chapada Diamantina, para a Educação Básica foram comentadas pelo gestor municipal Joyuson Vieira (PSL). Segundo ele, em 2005, quando chegou ao cargo de prefeito da cidade, o Índice de Desenvolvimento do Ensino básico (Ideb) era de pouco mais de 2. “Quando saímos em 2012 deixamos com Ideb em torno de 5”, contou. Ele disse que o fato era motivo de orgulho e que, inclusive, algumas escolas tinham destacado nos muros da frente, como em Lagoa Bonita, a média do Ideb daquela instituição de ensino.

“Tivemos escolas da zona rural chegando à 5.4 em 2012. Quando voltei em 2017, em apenas quatro anos, o nosso Ideb pegou uma trajetória de queda”, afirmou Vieira. O gestor disse que foi com dificuldades que conseguiram chegar em 4.4 pontos ainda no primeiro ano. “Tínhamos ônibus quebrados, servidores desmotivados. Até que fizemos um pacto social com a comunidade, com nossos professores, com nossos servidores e o Ideb agora já voltou a subir, está em 4.7, muito aquém do nosso desejo”, lamentou Vieira. Mas ele insiste no reforço do trabalho para que o município possa retornar o quanto antes aos índices de 2012.

Para se fazer isso, o prefeito acredita ser importante dar estrutura, treinar o servidor e respeitá-lo. “E a prova de que estamos fazendo isso é que nós iniciamos a reversão da queda, recebemos decrescente e agora estamos ascendente. Agradeço ao secretário de educação Guilherme de Castro e todos coordenadores, professores, servidores, todos que fazem educação em Utinga recebam nossos parabéns. Mas recebam também meu apelo: Nós ajude a levantar esse Ideb, porque toda estrutura está sendo dada e nós confiamos que nosso corpo educacional possa levar mais educação ao povo de Utinga”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas