Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Utinga recebe reitor do IF Baiano para saber viabilidade de implantação de cursos

Reitor do IF Baiano com o prefeito Joyuson Veira em Utinga | FOTO: Jornal da Chapada |

Na última sexta-feira (21) o prefeito de Utinga, município da Chapada Diamantina, Joyuson Vieira (PSL), recebeu em seu gabinete uma comitiva do IF Baiano, liderada pelo reitor, o professor Aécio José Duarte. O objetivo da visita foi visitar as instalações da extinta Empresa Baiana de Defesa Agropecuária (EBDA), atual BahiaTer, e foi confirmada a viabilidade de seu aproveitamento para cursos agrícolas, transformando-a em um Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano).

Isso preencheria o vazio na área de educação em uma região que contempla mais de 250 mil habitantes. Para tanto o reitor do IF Baiano já protocolou junto a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) solicitando a seção da área da antiga EBDA. Durante a reunião, foi ventilado também, a necessidade da criação de um Protocolo de Intenções com assinaturas dos outros prefeitos que administram os municípios vizinhos e que compõem o Território de Identidade da Chapada Diamantina com vistas a viabilidade do projeto. “O que tiver de fazer, vamos fazer para unificação desse projeto, começando com a mobilização dos nossos colegas na região, além de buscar a parceria do governador Rui Costa e dos nossos representantes políticos”, ressaltou Joyuson Vieira.

O gestor vem se mobilizando política e administrativamente, já dando os primeiros passos para trazer a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) | FOTO: Jornal da Chapada |

Vale salientar também que a reunião foi assistida por dois técnicos da extinta EBDA que foram Camillo Lellis Leão e Itamar Dias Monteiro, ambos, autoridades em pesquisas agropecuárias em Itaberaba e região da Chapada.
Na última visita do governador da Bahia Rui Costa (PT), ao município de Utinga, o chefe de estado baiano reconheceu publicamente a necessidade de se instalar um Instituto de Educação na Base onde funcionava a extinta EBDA na cidade. A proposta é uma meta da administração do prefeito Joyuson, que pensa em implantar cursos técnicos ou superior que beneficie a vocação agrícola de Utinga e toda Chapada. Para tanto, o Gestor vem se mobilizando política e administrativamente, já dando os primeiros passos para trazer a Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Para quem não sabe, o IF Baiano foi criado em 2008 e é uma instituição de Ensino Médio e Superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Sua proposta é levar alternativas às demandas da comunidade, através de ensino, pesquisa e extensão, articulando-se com o mundo do trabalho. Assim, os ingressos do Ensino Fundamental, Médio ou Superior têm a possibilidade de estudar no Instituto através de cursos técnicos – Integrados, Subsequentes (presenciais e EaD), Proeja – de graduação e pós-graduação ou ainda fazer cursos de capacitação ofertados, através de Programas de Extensão.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas