Ícone do site Jornal da Chapada

Oposição cobra esclarecimento sobre fechamento de escolas estaduais na Bahia

entrada-da-cidade-de-wagner1

wagner
Governo do estado fecha unidade de ensino com mais de cem anos no município de Wagner | FOTO: Divulgação |

Com resultados de queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino médio, a Bahia tem sofrido com o encolhimento no setor de educação, na gestão do governador Rui Costa (PT). Um dos fatores que comprovam essa avaliação feita pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia é o registro frequente do fechamento de escolas estaduais de tradição, nos municípios baianos, nos últimos anos. A Bancada recebeu a denúncia de que o Governo anunciou o fechamento de uma unidade escolar de ensino médio que existe há 112 anos, no município de Wagner, na Chapada Diamantina.

Segundo profissionais de educação e moradores da cidade, o Governo, através da Secretaria Estadual de Educação enviou um ofício para o Instituto Ponte Nova (IPN), informando que a instituição de ensino será desativada. A decisão surpreendeu e gerou sentimento de indignação nos professores e alunos, pois o Governo não promoveu nenhum tipo de audiência ou discussão sobre o assunto.

“Com 112 anos de história, o colégio é um patrimônio da cidade, além de ser fonte de renda para 43 profissionais contratados e concursados, atendendo a 600 alunos da cidade e zona rural. É um absurdo que o Governo promova um tipo de situação como essa sem consultar a comunidade. É preciso que o Governo esclareça o fechamento dessa instituição estadual de Wagner e de outras unidades, fato que vem acontecendo em todo o estado”, cobra o líder da Bancada, deputado Luciano Ribeiro (DEM).

Recentemente o Governo desativou colégios estaduais em Feira de Santana, onde quatro serão municipalizadas. O líder da Bancada lembra que dados contidos nos relatórios de execução financeira do estado apontam para a baixa aplicação de recursos no setor de educação, durante o governo Rui Costa. Nos últimos três anos, o investimento em Educação pelo Governo baiano representou apenas 2,02%, sendo que em 2017, ano da avaliação do Ideb, o investido no setor foi de apenas 1,88% do total aplicado no estado.

A Bahia tem o pior Ensino Médio do Brasil, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017, divulgado em setembro deste ano. O estado obteve Ideb 3,0, o que significa um decréscimo em relação ao último índice, de 2015, quando a Bahia registrou Ideb de 3,1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas