Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Operação Proclamação da República busca reduzir acidentes nas estradas baianas

A operação tem previsão de encerramento na manhã da segunda-feira | FOTO: Divulgação/PM |

Desde o final da tarde da última quarta-feira (14) as unidades especializadas em policiamento rodoviário da Polícia Militar da Bahia iniciaram a Operação Proclamação da República nas rodovias estaduais baianas. No total mais de 900 policiais militares serão empregados com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito, combater o cometimento de ilícitos penais, fiscalizar a condição de trafegabilidade dos veículos e promover a melhor fluidez do tráfego.

Algumas recomendações nunca podem deixar de serem passadas nesses períodos: respeite a sinalização e, principalmente, os limites de velocidade; jamais promova ultrapassagens em locais proibidos; faça a revisão preventiva do veículo e dedique atenção especial aos equipamentos obrigatórios, tais como, estepe, ferramentas para troca dos pneus e triângulo; confira a validade dos documentos de porte obrigatório, CRLV e habilitação; jamais consuma bebidas alcoólicas se for assumir a direção de um veículo; proteja sempre as crianças com a utilização dos assentos de elevação e das cadeirinhas adequados para cada idade; o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do automóvel.

A fiscalização será realizada também com a utilização de radares móveis e etilômetros. Ações educativas de conscientização aos condutores serão promovidas reforçando o objetivo principal de toda a operação que é a de reduzir os acidentes e vítimas fatais e com graves sequelas.

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia também atuará na Operação Proclamação da República mantendo esquipes de prontidão para atuar em caso de necessidade de resgate aeromédico. As condições de trafegabilidade das estradas baianas podem ser checadas no site da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia. A operação tem previsão de encerramento na manhã da segunda-feira (19). As informações são da PM.

Sair da versão mobile