Jornal da Chapada

Chapada: Assentados rurais de Itaetê participam de oficina de comunicação e vendas

A aplicação de técnicas para o desenvolvimento da empatia pelo cliente foi utilizada como uma das principais estratégias de comercialização | FOTO: Divulgação/ICMBio |

Moradores dos assentamentos rurais do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, participaram, neste mês de novembro, da oficina de comunicação e vendas voltada para a comercialização de produtos turísticos. A atividade foi realizada na comunidade do Baixão e faz parte da última etapa do projeto “Integrando iniciativas de Turismo de Base Comunitária (TBC) com o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) e Parque Natural Municipal de Andaraí – Rota das Cachoeiras”, que está sendo executado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No encontro, foram apresentadas ferramentas que contribuem para um melhor serviço de atendimento e vendas. A oficina abordou conteúdos como “sistematização de público-alvo, formação de equipe, etapas de venda, fidelização de clientes e materiais de divulgação”, conforme explicou Tássia Correia, facilitadora da oficina e consultora do projeto.

A aplicação de técnicas para o desenvolvimento da empatia pelo cliente foi utilizada como uma das principais estratégias de comercialização. “Entender a opinião do turista é muito importante, pois é uma forma de melhorarmos nosso trabalho”, destaca Raiza Gonçalves, integrante do grupo comunitário que administra a Eco Pousada Rural do Baixão.

A partir do conteúdo elaborado na oficina serão desenvolvidos um plano de vendas e materiais de divulgação dos roteiros turísticos, essenciais para a comercialização dos roteiros. “Como já foram realizadas muitas ações de capacitação nas comunidades, resolvemos nos concentrar em ações que ajudem a comercialização e tragam o incremento da atividade turística na região”, explicou Marcela de Marins, analista ambiental do ICMBio. Jornal da Chapada com informações do ICMBio.