Ícone do site Jornal da Chapada

Suíca diz que Semana da Consciência Negra em Pernambués eleva autoestima do povo de Salvador

Concurso da Beleza Negra em Pernambués finaliza atividades da Semana da Consciência Negra em Salvador | FOTO: Divulgação |

Oficinas de turbante, tranças e maquiagem, debate sobre racismo e autoestima, sobre escravidão no Brasil e o concurso da Beleza Negra do bairro de Pernambués marcaram as atividades da Semana da Consciência Negra em Salvador. Na última semana, do dia 21 até o dia 25 de novembro, um dos bairros mais populares da capital baiana concentrou a série de ações para homenagear Zumbi dos Palmares – referência do movimento negro ao dia 20 – quando se celebra o Dia da Consciência Negra. Para o vereador, Luiz Carlos Suíca (PT), as atividades movimentaram a região e elevaram a autoestima do povo com envolvimento direto com a cultura e a arte.

“São eventos como esse que fazem de Salvador a capital mais cultural do Brasil. As atividades da semana da Consciência Negra em Pernambués mexeram com o cotidiano de homens e mulheres, crianças e adolescentes, levando empoderamento, informação e muita arte. Não teve atenção governamental, mas nada impediu que os eventos fossem destaque no ‘Novembro Negro’. Temos que incentivar ainda mais, para que permaneça a luta e a resistência do povo negro no país”, salienta Suíca – que foi um dos apoiadores das atividades do bairro da capital, juntamente com o SindilimpBA, GAP e D3 Power Black.

As atividades começaram no dia 21 pela manhã com oficinas de turbante, tranças e maquiagem, durante a noite aconteceu um debate sobre racismo e autoestima no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, com mediação de doutora Cleia Santos. Já no dia 22, aconteceu o debate sobre a história da escravidão no Brasil, no Colégio Kleber Pacheco, e a palestrante foi da professora Jane Soares. No último domingo, dia 25, foi a vez do Concurso da Beleza Negra de Pernambués, com competições masculina e feminina, no Centro Social Urbano (CSU).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas