Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cachoeiras e rios que cortam Lençóis são belas atrações para turistas

As chuvas trazem ainda mais beleza para as localidades, mas também é preciso muito cuidado e atenção para quem se arrisca a ir para as trilhas | FOTO: Túlio Saraiva |

As águas que caíram durante a semana na Chapada Diamantina fizeram com que a natureza mostrasse ainda mais sua beleza, com rios caudalosos, cachoeiras em plena atuação. Vários municípios como Andaraí, Mucugê, Itaetê, Nova Redenção, Itaberaba, Palmeiras, Utinga, Wagner, Bonito, Boa Vista do Tupim ainda estão agradecendo pelas dádivas celestes. Mas em lugares de turismo forte, como Lençóis, o encantamento dos turistas é maior.

Locais de visitação no município, como os caldeirões do Serrano, por exemplo, ficaram impossíveis de serem transpostos diante da quantidade de água que circulou pelo local. A Cachoeira da Ferradura, no Rio Mandassaia, tem acesso difícil, é preciso chegar lá com guia, mas está cheio e muito bonito. São apenas 30 minutos de caminhada saindo do centro de Lençóis para chegar até lá.

As chuvas trazem ainda mais beleza para as localidades, mas também é preciso muito cuidado e atenção para quem se arrisca a ir para as trilhas. Para o presidente dos Combatentes a Incêndios Florestais em Andaraí (Cifa), Homero Vieira, esse ano o tempo está sendo bom para a Chapada.

“Nesse período é importante levar sempre agasalhos, além de botas antiderrapantes para as trilhas. Também é fundamental não armar barracas próximos aos córregos ou rios. Isso pode ser muito perigoso devido a trombas d’água. É preciso ter cuidado para não escorregar nas pedras ao caminhar em córregos ou rios. E sempre optar por andar com um guia experiente. Isso faz toda a diferença e garante segurança – principalmente em época de chuvas”, salientou Vieira, em entrevista ao Jornal da Chapada.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Chuvas amenizam calor na região e enchem rios e cachoeiras; confira fotos e vídeos

Pontos turísticos de Lençóis – imagens de Túlio Saraiva

Mais vídeos de Lençóis – Túlio Saraiva

Fotos da chuva em Lençóis: Imagens captadas por Túlio Saraiva (Lençóis)

1 / 6

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas