Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Parto humanizado de Itaetê é destaque na mídia e ganha novas adeptas ao procedimento

Desde o início de 2017 que Itaetê vem realizando parto humanizado no Hospital Municipal | FOTO: Divulgação |

Cada vez mais cresce o número de mulheres que escolhem dar à luz de maneira natural, sem precisar passar por uma cesariana. No município de Itaetê, na Chapada Diamantina, a situação não é diferente. A técnica ganhou destaque na mídia e o município foi referência no “Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica”, esse ano em Salvador. O procedimento também foi destaque nos programas “TVE Notícias”, na “Agência VR14” e no programa “Giro pelo Interior”, da TV Aratu.

Desde o início de 2017 a cidade vem realizando parto humanizado no Hospital Municipal, respeitando as vontades e natureza das gestantes. “Foi um momento lindo. Recebi massagem e toda atenção das enfermeiras. Minha mãe que cortou o cordão umbilical da minha filha”, relatou a dona de casa Thiali Pereira. Ao total, 179 crianças já nasceram no Hospital de Itaetê desde o ano passado. Só em novembro deste ano, 12 vieram ao mundo de maneira natural.

Durante o parto, a gestante escolhe até três pessoas para poder acompanhá-la, recebe massagens, carinho e toda atenção necessária para que tudo ocorra bem. Segundo a enfermeira obstetra Janai Mota, a técnica tem despertado interesse de diversas pessoas. “Temos uma procura muito grande de gestantes de outras cidades que querem vir pra cá para ter seus filhos, querem parir de maneira humanizada”, disse. “O que a gente queria era mostrar que era possível que os partos de risco habitual acontecessem aqui no hospital de Itaetê com os recursos que a gente tem”, explicou a enfermeira obstetra Grazielle Crisóstomo.

A prática foi implantada pela atual gestão municipal com o objetivo de evitar o deslocamento das mulheres para outras cidades e prevenir a violência obstétrica. “Nós temos os itaeteenses nascendo em Itaetê e com uma estrutura onde a gestante pode interferir e escolher a melhor maneira que ela quer que seu filho venha ao mundo”, disse o prefeito do município, Valdes Brito (PT). Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Confira matéria da TVE

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas