Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mesa-redonda sobre discurso de ódio será nesta quarta no Ifba de Jacobina

O debate acontece em torno do discurso de ódio contra mulheres e LGBT+ com base em comentários publicados nas redes sociais | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

A partir das 13h30 desta quarta-feira (5), o auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Jacobina, na Chapada Norte, será palco para o debate em torno do discurso de ódio contra mulheres e LGBT+ com base em comentários publicados nas redes sociais. Culminância do projeto de extensão “Ligue seu raivômetro: discurso de ódio não é opinião!” a mesa-redonda contará com a participação de Amanda dos Santos, mestranda em educação e diversidade pela Uneb, da graduanda de direito Fernanda Borges, e de Tiago da Conceição Sousa, psicólogo e especialista em educação inclusiva.

Coordenada pela pedagoga Indaiara Célia da Silva juntamente com a professora de história Carla Côrte, a iniciativa consistiu em oficinas formativas com alunos do Ifba, bem como dos colégios estaduais Modelo e CEEP/Felicidade, com o objetivo de possibilitar reflexões acerca dos discursos de ódio que circulam em redes sociais e no ambiente escolar, relacionados, sobretudo, a questões de gênero e sexualidade.

“Voltado para a difusão dos direitos humanos e da liberdade de expressão, o projeto pretende construir estratégias inter e transdisciplinares que reafirmem o direito à diversidade e à diferença, assumindo a responsabilidade de pensar mecanismos de construção de justiça social, tendo as/os estudantes como protagonistas da sua realização”, esclarece a docente. Durante o processo, ainda houve produção de minidocumentário, que será exibido na ocasião. Apresentação cultural também faz parte da programação do evento, gratuito e aberto ao público. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas