Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeitura de Itaberaba e Embrapa apresentam variedade de abacaxi resistente ao clima semiárido

A variedade é mais resistente ao clima semiárido e à fusariose, a principal doença que ameaça a cultura do abacaxi no Brasil | FOTO: Divulgação |

A prefeitura de Itaberaba, na Chapada Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seagri), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizou no último sábado (1º) o Dia Técnico do Abacaxi de Itaberaba para apresentar uma nova variedade do fruto. Ele é mais resistente ao clima semiárido e à fusariose, a principal doença que ameaça a cultura do abacaxi no Brasil.

O evento foi realizado na sede da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Coopaita), localizada na Rodovia BA-233. Lá foi feita também uma “análise sensorial” com frutos da nova variedade, além de demonstrar a produção de mudas de abacaxi pela técnica de seccionamento do talo. Durante o encontro acontecerão outras palestras abordando, inclusive, as perspectivas, presentes e futuras, para o empreendedor no abacaxi.

Segundo a Coordenação de Agricultura da Seagri, estudos já apontam que essa nova variedade pode reduzir em até 80% o uso de agrotóxicos, proporcionando um bem geral, ao produtor, consumidor e em especial ao meio ambiente. A nova variedade ainda não ganhou um nome popular mas, para Salomão Danilo, coordenador de Agricultura da Seagri, “existe uma grande chance de essa variedade ser chamada de BR Itaberaba. Eu, pelo menos, aposto nisso”, disse.

O Dia Técnico do Abacaxi de Itaberaba contou com o apoio técnico do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), além da Coopaita, e é voltado para Técnicos e Produtores de abacaxi de Itaberaba e região. “O Dia Técnico é um espaço, também, para se discutir novas técnicas e tecnologias de melhorias do manejo e produção da cultura em nosso município”, observou Salomão Danilo. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas