Ícone do site Jornal da Chapada

Hospital Regional da Chapada completa um ano de funcionamento com mais de 200 mil procedimentos

capa
A unidade é destaque para 11 municípios da região chapadeira, oferecendo atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros | FOTO: Arquivo/Camila Souza |

A Chapada Diamantina já é referência em saúde para municípios da região, isso porque foi inaugurado, há um ano (1º de dezembro de 2017), em Seabra, o Hospital Regional da Chapada, primeira unidade de alta complexidade do Centro Sul Baiano. E desde seu funcionamento foram realizados mais de 200 mil procedimentos, entre consultas médicas e de emergência, internamento, exames, cirurgias, atendimento de clínica médica e pediátrica, consultas ambulatoriais, entre outros. Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o hospital é destaque para 11 municípios da região, oferecendo atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros.

A Unidade, com perfil assistencial de hospital geral, também oferece aos usuários do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomopatologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

1 / 9

Os pacientes que utilizaram os serviços do HRC neste período, avaliaram o atendimento de maneira bastante positiva e garantiram que a equipe trabalha focada na qualidade da assistência, de forma humanizada. A gratidão pelo funcionamento do Hospital Regional da Chapada foi relatada pela dona de casa, Joana das Neves, que precisou de atendimento e está internada há três dias. “Já tinha ouvido falar muito bem desse hospital, que inclusive era o sonho de nós moradores daqui de Seabra e toda região; hoje após me sentir mal, vim pra cá e graças a Deus fui bem atendida; fiz exames, medicada e já estou bem melhor. A equipe é muito boa, a gente vê que eles se dedicam na nossa recuperação”, disse a paciente.

A mesma opinião é a do morador de Iraquara, Marcelo Sampaio. Ele sofreu acidente de moto e está internado no HCR há cinco dias . “Graças a Deus existe esse hospital, o atendimento é ótimo, tanto dos médicos, enfermeiros, como de todos os profissionais daqui. Agradeço a Deus, por existir esse hospital, porque não tem plano (de saúde) corre pra cá. Se alguém falar mal desse hospital é porque nunca precisou; só tenho a agradecer”, pontuou Sampaio.

A inauguração do HRC também garantiu a abertura de novos postos de trabalho na região. Com uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada, o hospital conta com a experiência de médicos em diversas especialidades e profissionais de diversas áreas da saúde, como enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, e outros. A equipe é formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Além dos profissionais da área administrativa e demais áreas. As informações são da Sesab.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas