Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ifba de Jacobina conquista medalhas e menções honrosas na OBMEP 2018

Os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Alan Barbosa e Felipe Torres | FOTO: Divulgação/Ascom |

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018 anunciou a lista de vencedores da sua 14ª edição. Pela primeira vez, o Ifba de Jacobina, na Chapada Norte conquistou duas medalhas de bronze em nível nacional. O resultado foi alcançado, novamente, pelo estudante do 4º ano do curso técnico integrado de eletromecânica Alan Barbosa, ao lado de Felipe Torres, 3º ano de informática. Além deles, outros onze alunos receberam menção honrosa.

“É o quarto ano seguido que conquistamos medalhas nacionais e, pela primeira vez, conseguimos dois medalhistas na mesma edição. O número de alunos premiados com menção honrosa também aumentou em relação a outras edições. A cada ano, os resultados conquistados por nossos estudantes desmistificam as impressões que a maioria dos alunos do ensino médio tem em relação à disciplina Matemática e isso contribui motivando-os para tentar melhores resultados na matéria”, destaca o docente Ricardo Mesquita, mestre em matemática pura e coordenador local da OBMEP.

As cerimônias de premiação ocorrerão no próximo ano, em data a ser definida. Em todo o estado da Bahia, foram 35 medalhas no nível 3 (ensino médio). O campus do Ifba em Jacobina foi a única instituição de ensino com essa premiação em tal modalidade.

Saiba mais
Em 2018, os estudantes recém-chegados ao Campus Jacobina tiveram a oportunidade de participar de curso de matemática básica com o professor Ricardo.

A iniciativa pretendeu minimizar deficiências em conteúdos da disciplina, ministrados, normalmente, no ensino fundamental, que deveriam ser dominados para garantir resultados satisfatórios nas avaliações, bem como facilitar o entendimento de outros assuntos, sobretudo do ramo das exatas, a exemplo de física e química, bem como das matérias técnicas.

Aula expositiva, resolução de exercícios (com entrega de apostilas) e análise de situações do cotidiano fizeram parte da metodologia de estudos. Na ocasião, o docente ainda apresentou aspectos das provas das olimpíadas brasileiras de matemática. As informações são de assessoria.

Confira a lista dos premiados do Ifba – Jacobina abaixo:
Medalhistas de bronze:
Alan Barbosa Oliveira – 4º ano de eletromecânica
Felipe Rocha Torres – 3º ano de informática

Menções Honrosas:
4º ano de eletromecânica
Adriele Miranda Lago
Tales Ferreira Carvalho

3º ano de eletromecânica
Bruno Levy de Souza Amaral Maia
David Santos de Carvalho
Gabriel Mota Miranda
Geovana da Silva Lira
Heitor Souza da Rocha Araújo
Kevillyn Gama Batista

1º ano de eletromecânica
Ian Miranda Lago
Thales Gabriel Queiroz Santos

3º ano de mineração
Jaedson de Souza Santos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas