Ícone do site Jornal da Chapada

Saiba o que levar para estar bem preparado em suas trilhas e caminhadas na Chapada Diamantina

Para visitar a Chapada Diamantina é preciso estar bem preparado, tanto fisicamente, quanto materialmente. Isso porque ir às suas cidades é buscar conhecer morros, serras, vales, cânions, rios, cachoeiras, cavernas e grutas, o que requer um cuidado especial na hora de escolher seus equipamentos, como vestuário, calçados, mochilas. Existem muitas opções de equipamentos e roupas no mercado.

Os critérios de escolha devem ser o peso que você irá carregar, a temperatura do ambiente a ser visitado, as distâncias a serem percorridas e se o terreno é muito ou pouco acidentado. De uma forma generalizada a Chapada durante o dia tem temperaturas elevadas e terrenos são bem acidentados, com terra, pedras soltas, degraus de rocha, subidas e descidas. Por isso, agrupamos aqui uma lista de dicas do que você precisa para fazer uma viagem segura e confortável.

Vestuário
Dê preferência para roupas que ofereçam o máximo de conforto, segurança e flexibilidade. Apesar do calor da Chapada, é indicado usar calças para caminhar, poupando as pernas dos arranhões, além de proteger sua pele do sol e dos insetos. Procure roupas de tecidos sem algodão, que secam mais rápido, como tactel, microfibra e similares. O sol baiano pede uma dose extra de cuidados com a pele. Por isso, itens como camisetas, chapéus e bonés com proteção UV são ótimas pedidas.

O tênis é seu principal equipamento, pois você vai usá-lo todos os dias, o dia inteiro. Se qualquer coisa der errado com ele, seus pés serão diretamente afetados, comprometendo seus passeios. Para roteiros leves, com distâncias curtas e pouca carga, recomendamos botas de tecido ou um bom tênis.

Para roteiros médios, avançados, hikings, trekkings e travessias, com distâncias longas, recomendamos botas de tecido e de cano alto, para proteção e estabilidade dos tornozelos. Nunca caminhe nas trilhas usando sandálias ou chinelos. Além de instáveis, seus pés estão vulneráveis. Basta uma bela topada em uma pedra para comprometer toda a sua viagem.

Mochila
Uma mochila confortável, funcional e bem ajustada é indispensável. Basicamente, elas são divididas em Mochilas de ataque (10 a 40 litros), para roteiros leves, com distâncias curtas e pouca carga, onde você vai levar itens como roupa de banho, protetor solar, óculos, documentos, uma garrafinha de água, câmera, uma toalha pequena e um lanchinho.

Mochilas semi-cargueiras (40 a 60 litros), para roteiros intermediários e avançados, hikings e trekkings. Aqui é para quem já vai carregar mais itens, como todos os citados acima, além de lanterna, maior volume de água, comida e vestuário, kit primeiros socorros e equipamentos esportivos específicos.

Mochilas cargueiras (60 a 90 litros), para trekkings, travessias e acampamentos, em que se carrega todos os citados acima, além de equipamentos para camping (barraca, isolante, saco de dormir, fogareiro e utensílios para cozinhar).

É sempre bom proteger sua mochila e seus pertences da chuva. Algumas oferecem capas acopladas. Evite carregar coisas penduradas pela mochila (sacola, barraca e isolante térmico), o ideal é guardar tudo dentro da mochila. Isso protege seu equipamento, melhora seu equilíbrio e evita que você se enrosque em alguma coisa.

Uma mochila confortável, funcional e bem ajustada é indispensável | FOTO: Reprodução |

Lanterna
Sempre bom ter a sua. Mesmo para passeios sem pernoite na trilha, basta um pequeno imprevisto e seu passeio pode acabar depois que o sol se põe. Neste caso, você se sentirá muito mais seguro usando sua própria lanterna. A dica é usar uma lanterna de cabeça, as chamadas headlamps, e manter as duas mãos livres.

Protetor solar
Sempre indicado usá-los, pois o sol pode estar muito, muito intenso em certas épocas do ano, e insolação ou queimaduras podem atrapalhar muito a sua viagem. Evite usar o protetor imediatamente antes de entrar na água. Espere ao menos 10 minutos até a absorção do produto pela pele, para não reduzir sua proteção e não poluir os rios.

Caminhar longas distâncias com o sol incidindo sobre o rosto pode aumentar a sensação de calor e cansaço, além de atrapalhar a visibilidade. Por isso, os óculos escuros, chapéus ou bonés são importante aliados.

Estojo de primeiros socorros
Partindo do princípio que você estará acompanhado por um guia, faz parte do trabalho dele ter treinamento, preparo e um estojo de primeiros socorros à mão, além de conhecer os procedimentos básicos, caso necessite. Ainda assim, se você toma algum medicamento diário, leve-o consigo. E se você já costuma caminhar e sabe que tem aquela unha do pé que sempre dá trabalho, ou qualquer situação específica que você já espera, leve suas soluções na mochila.

Papel higiênico e saco de lixo
Ainda partindo do princípio que você estará acompanhado por um guia, faz parte do trabalho dele dar as instruções corretas na hora das necessidades. Ainda assim, a responsabilidade de sair dos ambientes naturais sem deixar lixo, também é sua. Portanto, carregue sua sacolinha e leve de volta todo o lixo que você gerar, seja ele orgânico, não orgânico, ou papel higiênico.

Repelente
Se você é alérgico ou se incomoda muito com as picadas de insetos, leve seu repelente e fique mais tranquilo. Evite usar o repelentes imediatamente antes de entrar na água. Espere ao menos 10 ou 15 minutos, até a absorção do produto pela pele, para não reduzir sua proteção e não poluir os rios.

Para roteiros médios, avançados, hikings, trekkings e travessias, com distâncias longas, recomendamos botas de tecido e de cano alto, para proteção e estabilidade dos tornozelos | FOTO: Divulgação/Guia Chapada Diamantina |

Equipamentos para camping
É proibido acampar dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, com exceção de algumas áreas pré estabelecidas no Plano de Manejo. Mas fora das áreas de Parque você pode ter mais opções. Neste caso, é fundamental contratar um guia e também informar-se com as associações de guias e condutores do município, para saber quais as regiões mais adequadas para camping ou se há algum risco de dormir por ali em determinadas épocas do ano.

Saco de dormir é essencial para acampar. Sua escolha também vai variar com a temperatura do local, o peso e o volume que ele representa. Já barracas, o mercado oferece muitas opções. O que vai determinar sua escolha por este ou aquele modelo são o número de pessoas (contando com seus equipamentos), o clima, e a área onde estará acampado, pois se for em um camping, geralmente os proprietários designam áreas planas para isso. Neste caso, você pode optar por barracas maiores (mas lembre-se que quanto maior o volume, maior o peso). Mas se for em um ambiente selvagem, o terreno pode ser mais irregular, então quanto menor e mais leve for a barraca, melhor.

Isolantes
Isolantes térmicos são opções ideais para carregar na mochila. São leves e compactos (no caso dos infláveis), e ainda que não sejam muito confortáveis, vão cumprir seu papel de isolar seu corpo da friagem que vem do chão. Existem basicamente três tipos de isolantes térmicos. EVA, são os mais comuns e baratos. Nada mais é do que um pedaço de espuma de célula fechada.

São leves, porém volumosos e por isso mesmo sempre são carregados do lado de fora da mochila. Auto-infláveis, menores porém mais pesados do que os de EVA. Ganham em conforto e são facilmente transportados dentro da mochila. E os infláveis são os mais técnicos e por isso mesmo os menores. A grande vantagem é o tamanho super reduzido.

Fogareiro portátil, panela pequena e talheres
É proibido acender fogueiras dentro do Parque Nacional. Mas mesmo fora do Parque, sempre use fogareiros. Eles são mais seguros na hora de cozinhar. Existem diversos kits de panelas e talheres no mercado, com baixíssimo peso e volume, pois normalmente elas se encaixam. Com informações do Guia Chapada Diamantina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas