Ícone do site Jornal da Chapada

Dançarinos de Feira de Santana concorrem ao maior congresso de zouk no Rio de Janeiro

Daniela Bitencourt e Guilherme Montini participam de evento entre os dias 11 e 14 de janeiro | FOTO: Divulgação |

Os feirenses Daniela Bitencourt e Guilherme Montini estão concorrendo, através de vídeo de dança com a música Standing on the Sun – Beyoncé, a entradas para o ‘VII International Rio Zouk Congress’, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 11 a 14 de janeiro. [Clica no link e ajuda!] #RioZoukContest é um desafio em que o vencedor será aquele que tiver mais curtidas até o dia 22 de dezembro às 23:59. Desta forma, apenas curtindo a postagem original no Facebook você ajuda os dois, mas compartilhando e divulgando o trabalho, você aumenta a visibilidade e colabora com a evolução do zouk e da dança de salão na Bahia e, em especial, em Feira de Santana, visto que o casal de dançarinos dão aulas particulares mediante contato.

Dançarinos
Nascida e criada em Feira de Santana, Dani, como costuma ser chamada, tem 19 anos e ingressou nas aulas de dança de salão aos 11 anos, na Academia Allegro, pela proximidade com sua casa, com orientação de Saulo Rangel e Adrise Nogueira, que se tornaram suas grandes inspirações. Ela conta que viu na experiência de um amigo do primo um método para perder os quilinhos a mais que a incomodavam no início da adolescência e, só quando já fazia parte do universo, descobriu do que se tratava a dança de salão, se apaixonando de forma que fez do aperfeiçoamento um objetivo de vida.

“Muita gente não acredita quando eu falo isso, mas no início eu tinha muita dificuldade de fazer ‘dois pra lá, dois pra cá’ (passos simples), meu corpo não entendi que eu tinha que fazer isso e eu sempre tive dificuldade de habilidade social, de me comunicar, porque era muito tímida, então isso também me atrapalhou bastante porque eu ficava nervosa dançando com outra pessoa, de ter outras pessoas ao redor observando, mas eu me apaixonei pela dança e coloquei como objetivo de vida, eu queria ser boa naquilo e desde então eu nunca parei”, conta.

Por sua vez, Guilherme Montini, faz 22 anos justamente no dia em que acaba a votação. Ele considera ser este um presente extraordinário uma vez que se declara apaixonado pelo zouk, fonte de muito estudo e busca constante de conhecimento. Vindo de Vitória (ES), Gui mora em Feira há quase 8 anos, onde conheceu a dança de salão ainda enquanto estudante do Colégio Nobre. “Comecei a ir (para as aulas) porque um amigo ficava ‘enchendo o saco’ para eu ir com ele (risos), não me via dançando, não conhecia a dança de salão direito. Quando comecei tive a oportunidade de conhecer um grande amigo, meu primeiro professor de dança Leandro Almeida e a partir daí segui e não parei mais”, pontuou.

Congresso
International Rio Zouk Congress é o maior congresso do estilo realizado anualmente no Rio de Janeiro e nesta edição conta com cerca de 60 dos melhores profissionais da área mundialmente, causando comoção e animação no público. Além das aulas e bailes já tradicionais, haverá um Campeonato de Dança Social (Jack & Jill), como proposta tradicional, assim como os campeonatos de zouk que acontecem a cada dois anos. Trata-se de uma experiência inesquecível com muito aprendizado, novas amizades e, claro, muita dança.

O congresso tem organização de Renata Peçanha, um dos grandes nomes da dança de salão no país. Ela cursou Informática na UFRJ, é formada em língua inglesa no Centro de Cultura Anglo Americana onde deu aulas de inglês, ministrou aulas de inglês no Fisk e é proprietária da empresa DANÇA A2 – Núcleo de Dança Renata Peçana desde 2003, na Lapa – RJ.

Renata Peçanha já dançou em parceria com Adílio Porto (1994 a 2005), Alex de Carvalho (2005 a 2008), Leonardo Neves (2008 a 2009), Jorge Peres (2009 até então), trabalha com dança de salão e, em específico, com o Zouk desde 1993. Ela realizou trabalhos com a CIA de Dança Jaime Arôxa (1994 à 2000) e vem participando de uma série de eventos e apresentações em âmbito mundial enquanto bailarina, professora e organizadora que já, inclusive, recebeu Moção da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas