Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Natal do Caps reúne usuários para comemoração com almoço animado em Itaberaba

O evento marcou, também, a entrada em recesso do Centro que volta a realizar atendimentos regulares a partir de 7 de janeiro | FOTO: Divulgação |

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, realizou na última quinta-feira (13) seu tradicional almoço, uma realização da gestão ‘Cidade de Todos’, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e contou, nesta edição com o apoio das secretarias municipais de Governo (Segov) e de Cultura (Secult). O evento sempre reúne usuários, familiares e amigos para uma celebração natalina com a finalidade de reforçar os laços afetivos e a comunhão entre as pessoas. A oportunidade marcou, também, a entrada em recesso do Centro que volta a realizar atendimentos regulares a partir de 7 de janeiro.

A vice-prefeita Maria José Novais esteve presente ao evento, representando o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB). coordenadores, gerentes e outros colaboradores da gestão municipal ‘Cidade de Todos’ também participaram. O almoço contou ainda com uma apresentação do Coral Vozes do Sertão, sob o comando do professor e produtor cultural, João Carlos. O Coral do CAPS também se apresentou.

Para o coordenador do CAPS, Benito Di Paula, o evento deste ano teve o objetivo de proporcionar o sentimento de união entre as famílias para a convivência pacífica e fraterna, dentro do espírito do Natal. “Anualmente reunimos os nossos usuários, seus familiares e amigos para um momento de confraternização. Este ano, o nosso tema é a união familiar e nada melhor que o Natal para proporcionar este sentimento”, disse.

Ele falou ainda sobre o atendimento durante recesso. “Nesse período funcionaremos em caráter de plantão, para o atendimento das intercorrências de urgência e emergência, inclusive suprindo a falta de medicação, de forma que ninguém fica desassistido nesse período”, completou Benito Di Paula.

Dona Dulcinéia, mais conhecida como ‘Néia’, usuária do Centro há mais de oito anos, conta que encontrou no CAPS todo o apoio e carinho que necessitava para superar uma depressão. “Fui acometida a uma depressão profunda e foi aqui que eu encontrei o apoio e o carinho das pessoas. Por isso eu tenho o maior orgulho e faço a maior questão de me fazer presente em todos os momentos porque o CAPS salva vidas e eu sou a prova disso”, disse a jovem senhora.

O CAPS de Itaberaba atende mais de 400 pessoas por mês. Deste total, 50% são de usuários que frequentam o Centro regularmente. A unidade conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 30 profissionais, incluindo técnicos de referência (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais), e pessoal de apoio. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas