Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Secretária de Educação de Itaberaba faz balanço em programa de rádio sobre resultados de 2018

A titular da pasta Nogma Andrade Britto durante entrevista | FOTO: Divulgação |

A secretária municipal de Educação de Itaberaba, Nogma Andrade Britto, foi a convidada do programa A Hora da Cidade, pela Rádio Diamantina FM 95,5, da última terça-feira (18). Ela continuou a série de entrevistas com secretários municipais e outros agentes públicos para fazer um Balanço das Ações implementadas pelas pastas durante 2018.

Em sua participação, a secretária destacou que foi “um ano de muitos desafios mas, também, de muitas conquistas”. Confira os principais dados levantados pela secretária Nogma Andrade Brito, expostos durante o programa. Na página oficial da prefeitura de Itaberaba nas redes sociais os internautas podem conferir a íntegra de edições do programa.

Planejamento
A secretária, que tomou posse em janeiro, destacou o trabalho de planejamento tanto para a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino (RME) quanto para a Conferência Municipal de Educação.

Conferência de Educação
A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizou a Conferência de Educação de Itaberaba. Evento realizado no Auditório do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Modelo), nos dias 15 e 16, e contou com participação do professor Luiz Valter Lima, integrante do Fórum Estadual de Educação, ministrando a palestra de abertura.

Encontros pedagógicos
Ainda em fevereiro (15), a Seduc realizou o I Encontro Pedagógico da Rede que aconteceu na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, no Jardim das Palmeiras, e reuniu centenas de profissionais da educação municipal, dentre professores, diretores e coordenadores pedagógicos, para a Abertura Oficial do Ano Letivo 2018 da RME.

A Seduc realizou o II Encontro Pedagógico da Rede. O Encontro contou com a participação de todos os diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores que compõem o quadro profissional de todas as 42 Unidades Públicas Municipais de Ensino.

Capacitações
Nogma destacou o trabalho desenvolvido pela gestão Cidade de Todos com a valorização dos profissionais da Educação com a realização de cursos de capacitação para os servidores da pasta. Segundo ela, foram cerca de 15 cursos de capacitação, parte realizados no Cenacon Giovanni Caneva, incluindo desde agentes de portaria a professores e diretores das escolas, efetivos ou não.

Proerd
A Seduc, em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA), duas turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), em Itaberaba, envolvendo quatro escolas da Rede. Foram duas Escolas no primeiro semestre e duas no segundo, envolvendo cerca de 400 alunos, com idades entre 9 e 12 anos, com a finalidade de promover a prevenção ao uso de drogas entre crianças e adolescentes.

Fetran 2018
A Seduc, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou da edição 2018 do Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN) que, entre os meses de agosto a novembro deste ano, levará para o cotidiano pedagógico de alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino (RMS) conteúdos relacionados com o tema Trânsito, formando, hoje, os pedestres e motoristas de amanhã.

Resgate do Civismo
Também em parceria com a PMBA, através do Comando de Policiamento da Região da Chapada (CPR Chapada), a Seduc participa do projeto “Resgatando o Civismo nas Escolas Municipais de Itaberaba”, por meio do qual alunos da Rede Municipal de Ensino (RME) serão informados sobre a importância do respeito aos símbolos nacionais e aos valores éticos na formação do cidadão.

Desfile Cívico de 7 de Setembro
Em setembro, a Seduc promoveu diversas ações afirmativas da nacionalidade em todas as unidades da RME, além do Desfile Cívico, no dia 7, com o tema “Diversidade de cores, ritmos e crenças” que integra o conteúdo programático da Rede.

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência
A Seduc, em parceria com as secretaria municipais de Saúde (Sesau) e de Ação Social e Cidadania (Seas), participou da II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla que, este ano, abordou o tema “Pessoa com deficiência: direitos, desafios e realizações”. A semana aconteceu do dia 21 a 28 de agosto de 2018.

Paternidade Responsável
Em parceria com Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável (NUPAR), a Seduc participou do Programa Paternidade Responsável que realizou audiências preliminares para o processo de reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino (RME). Segundo levantamento, realizado pela Seduc, foram identificados 510 casos de paternidade não reconhecida na RME. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas