Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Saiba o que vai funcionar neste final de ano no município de Itaberaba

Bancos, comércio e órgãos públicos terão mudanças nos horários de atendimento neste final de ano | FOTO: Reprodução/Secom |

A Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura de Itaberaba, na Chapada Diamantina, fez um levantamento envolvendo órgãos públicos, bancos e o comércio local para saber o que funciona e o que fecha no período de final de ano. Esse levantamento foi realizado em função dos feriados de Natal – próxima terça-feira (25) – e do Ano Novo (Dia Mundial da Paz) – na terça-feira seguinte, 1º de janeiro de 2019.

Bancos
As agências bancárias de Itaberaba fecham dia 25 de dezembro (terça) e 1º de janeiro, conforme calendário de feriados nacionais. Na segunda-feira (24), os bancos funcionam em “horário especial”, de 8h às 10h, retomando atendimento na quarta (26). Na segunda seguinte, dia 31 de dezembro, as agências fecham para balanço, só voltam o atendimento ao público na quarta (2), segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV por assinatura, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagos no próximo dia útil (26 de dezembro ou 2 de janeiro), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Prefeitura
Nos órgãos públicos municipais, segunda (24) será ponto facultativo, de acordo com o decreto nº238, retornando as atividades na quarta (26). O dia 31 também será ponto facultativo, e o funcionamento volta ao normal no dia 2 de janeiro, quarta-feira.

Na pasta de Saúde, as unidades e equipamentos de pronto atendimento: UPA 24 Horas, HGI, GRER (192) – funcionam regularmente. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) adota o esquema de plantão até o próximo dia 7 de janeiro de 2019. Demais setores seguem o calendário da prefeitura. No setor de Infraestrutura, os serviços essenciais funcionarão normalmente. As equipes de limpeza pública, coleta e esgoto estarão nas ruas todos os dias nesse fim de ano.

Comércio local
O comércio local funciona com horários especiais neste período de final de ano. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itaberaba, os estabelecimentos comerciais devem funcionar nos sábados (22 e 29) em horário normal, e nos domingos (23 e 30) em horário especial, até às 14h, com a possibilidade de alguns estabelecimentos estenderem o atendimento até mais tarde.

No dia 24, segunda-feira, o comércio funcionará regularmente. Nos dias exatos do feriado – 25 de dezembro e 1º de janeiro – o comercio é fechado, mas há possibilidade de alguns estabelecimentos – mercados, farmácias, posto de gasolina – abrirem as portas.

Recesso Forense
O recesso Judiciário, também conhecido como “recesso forense”, começou na quinta-feira (20) e vai até o próximo dia 6 de janeiro de 2019, em todo o estado da Bahia. No entanto, haverá plantões durante o período festivo e no mês de janeiro para quem necessitar recorrer à Justiça. Com informações da Secom.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas