Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Cachoeiras do Parque Nacional acessadas por Itaetê encantam nesta época do ano

É possível conhecer estas cachoeiras com condutores locais que moram nas comunidades rurais e são os guardiões deste patrimônio ambiental | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Com as chuvas que ocorreram em dezembro, as cachoeiras do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) estão encantando os visitantes. Algumas das maiores quedas d’água estão localizadas na porção sul do PNCD e são acessadas por comunidades rurais do município de Itaetê. Para desbravar as trilhas e cachoeiras da Chapada Diamantina sempre é recomendável contratar um bom condutor de visitantes. É possível conhecer estas cachoeiras com condutores locais que moram nas comunidades rurais e são os guardiões deste patrimônio ambiental. Conheça abaixo alguns dos pontos turísticos e um pouco de suas características.

Cachoeira Encantada tem 230 metros de altura | FOTO: Soraya Martins |

Cachoeira Encantada
Localizada no município de Itaetê, dentro do Parque Nacional, a Encantada tem 230 metros de altura. A trilha de acesso se inicia no assentamento Baixão e tem aproximadamente 4,5 quilômetros. O tempo de caminhada (ida) tem duração estimada em 3h. Boa parte da caminhada ocorre em leito de rio e exige a transposição de pedras de diversos tamanhos, apresentando um nível alto de esforço.

Para chegar à cachoeira do Herculano é preciso caminhar por 4 quilômetros | FOTO: Cleuton Cordeiro |

Cachoeira Herculano
Ela é composta por três quedas d’água que brotam de um paredão rochoso, alcançando mais de 100 metros de altura. Tem um grande poço para banho. A trilha tem início no assentamento Europa e tem cerca de 4 quilômetros, até chegar em um enorme poço para banho. O trajeto leva de 1h40 a 2 horas e passa por trechos de leito de rio. Boa parte da trilha ocorre em leito de rio, apresentando um nível moderado-alto de esforço. A Herculano está dentro do PNCD. O rio desta cachoeira é o limite entre os municípios de Itaetê e Andaraí.

Cachoeira Bom Jardim tem acesso pelo assentamento Europa, em Itaetê, mas fica no município de Andaraí | FOTO: Rogério Mucugê |

Cachoeira Bom Jardim
A trilha de acesso se inicia no assentamento Europa e tem 4,5 quilômetros de extensão. Esta trilha é a que possui menor grau de dificuldade, a maior parte do trajeto é plana e dentro de área de floresta. A cachoeira encontra-se no limite do PNCD com o Parque Natural Municipal Rotas de Cachoeira (PNMRC) e está no município de Andaraí.

Cachoeira Invernada possui poço para banho e também fica na região de Andaraí | FOTO: Flávio Macedo |

Cachoeira Invernada
A trilha se inicia no Assentamento Rosely Nunes. Tem 6 quilômetros de extensão e é percorrida em 1h40m. Junto à cachoeira existe um poço de 65 metros de diâmetro que é um ótimo local para banho. A cachoeira está localizada no município de Andaraí, no limite do PNMRC. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas