Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Biblioteca Pública de Itaberaba é uma boa opção para ampliar hábito da leitura

Registrada no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, a biblioteca funciona no Largo da Palmeira com o atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h | FOTO: Divulgação/Ascom |

Com um acervo de aproximadamente 10 mil exemplares, a Biblioteca Pública Municipal de Itaberaba (Biblioteca Pública) está de portas abertas para quem está buscando ampliar seus conhecimentos, inclusive realizando empréstimos de livros. O equipamento público leva o nome do escritor e poeta Antônio Dias Andrade (Adenard), autor, dentre outras obras, do Hino a Nossa Senhora do Rosário (em parceria com o mestre Rosalino Celestino de Jesus).

Fundada originalmente há 52 anos (1966), a Biblioteca Pública Adenard de Itaberaba só veio a ser regulamentada oito anos depois com a edição da Lei Municipal nº 402 de fevereiro de 1974. Registrada no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), funciona, atualmente, no Largo da Palmeira S/N, com o atendimento ao público sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, também pelo telefone: 75 3251 7724.

Para se tornar ‘sócio’ da biblioteca os interessados devem se dirigir até ela (nos dias e horários acima indicados), de posse da cópia e original de um documento oficial com foto, além do número do CPF, do comprovante de residência atualizado e de uma foto 3X4, também atualizada. Com parte do acervo já totalmente informatizada, a ideia é criar um cadastro de leitores da biblioteca.

Com parte do acervo já totalmente informatizada, a ideia é criar um cadastro de leitores da biblioteca | FOTO: Divulgação/Ascom |

“Por uma questão de segurança, a gente pede que as pessoas tragam os seus documentos pessoais para entrar em nosso cadastro de leitores e poder realizar empréstimos na Biblioteca. No caso dos menores, é importante a presença de um dos pais ou responsável para efetivar o cadastro que, em breve, dará direito a uma carteirinha de usuário da Biblioteca”, explicou o gerente de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Danilo Reis.

Segundo ele, “nos últimos dois anos, a biblioteca tem ganhado o protagonismo cultural que merece, o que inclui a capacitação dos profissionais, a ampliação do acervo e do acesso às obras, com 12 horas de atendimento diário, além da opção de empréstimo, que também é uma novidade. O nosso horário foi pensado para possibilitar horários alternativos aos usuários”, completou o gerente.

Além do empréstimo das obras de seu acervo, a Biblioteca Pública Adenard de Itaberaba realiza diversas outras ações mobilização social que incluem as ‘visitas guiadas à biblioteca’ — em que alunos de Escolas e Cursos do município visitam a Unidade para conhecer o seu funcionamento, as Oficinas e o projeto Café com Poesia, ambos com foco na leitura de poemas e histórias, além de integrar a Rede Municipal que participa da edição 2017/2020 do Selo Unicef. As informações são de assessoria.

Leia também

Chapada: Matrícula na Rede de Ensino de Itaberaba reinicia neste mês de janeiro; saiba mais

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas