Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Grupo de reisado de Itaetê segue jornada de seis dias em ritual de fé e devoção

No domingo, ‘Dia de Reis’, o grupo encerra a jornada com uma confraternização para toda a comunidade de Itaetê | FOTO: Divulgação/Ascom |

O grupo de reisado ‘Samba Raiz’, da cidade de Itaetê, localizada na Chapada Diamantina, está percorrendo as residências do município desde o dia 1º de janeiro, em devoção ao ‘Dia de Reis’, celebrado neste domingo (6). O grupo conta com 15 componentes e um deles é o aposentado José Moreira, de 63 anos, que há 50 participa do reisado. “Desde pequeno que acompanho o grupo e aprendi a cantar chula e sambar”, contou.

Passar seis dias visitando famílias e sambando não é uma tarefa fácil. O jovem Cristovem Marcos explica o segredo para tanta disposição. “A nossa disposição está na fé, no que a gente acredita. Isso que nos dá forças para fazermos o nosso percurso”, conta.

Uma das características do grupo é a ‘Dança Paulista’, ritual que, para eles, abre os caminhos e afasta as energias negativas. “Fazemos a dança se alguém pedir ou se acharmos que é necessário”, explicou um dos componentes. No domingo o reisado encerra a jornada com uma confraternização para toda a comunidade de Itaetê. As informações são de assessoria.

Confira mais fotos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas