Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Cadela morre por conta das altas temperaturas registradas no Rio de Janeiro

capa23
A cadela começou a ficar ofegante no período da tarde, deixou a língua para fora e morreu em cerca de meia hora, por volta das 16h | FOTO: Divulgação |

Uma cadela da raça beagle não resistiu ao calor do verão no estado do Rio de Janeiro. Segundo seu dono, Bruno de Carvalho, de 21 anos, Nina morreu de hipertermia, condição que ocorre quando há uma elevação da temperatura do corpo, na última segunda-feira (7), no bairro Trindade, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O estudante contou que a cadela começou a ficar ofegante no período da tarde, deixou a língua para fora e morreu em cerca de meia hora, por volta das 16h. Segundo ele, não foi a primeira vez que o cão passou mal por causa do calor. Pelo contrário, o jovem descreveu a situação como algo recorrente quando chega o verão.

“Como de certa forma não era uma novidade, já tínhamos algumas manhas para tentar refrescá-la. Pegamos bolsas de gelo e colocamos no pescoço dela e molhamos toalhas para cobri-la. Um veterinário já tinha recomendado que dessa forma a gente conseguia refrescar a cachorra. Dessa vez a língua ficou roxa, não conseguia ficar em pé. Tudo ocorreu em cerca de meia hora até ela dar o último suspiro e morrer. Não deu nem tempo de levar ao veterinário”, relatou Bruno. Para o veterinário Eduardo Canpagnuci, da clínica Veterinária Chavão, também em São Gonçalo, é fundamental que os donos fiquem atentos às formas de prevenção desse tipo de acometimento nessa época do ano.

Ele recomenda que os animais fiquem em locais arejados, com ventilador e água à vontade. Caso os primeiros sintomas de hipertermia apareçam, como respiração ofegante com a língua para fora e prostração, sem conseguir levantar, é necessário buscar ajuda profissional urgentemente. “Colocar um pano úmido sobre o cão até ajuda, mas não resolve. Pode ser uma medida a ser feita no início, mas é preciso ficar atento a qualquer mudança no animal”, ressaltou. Jornal da Chapada com informações do jornal O Globo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas