Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Pais e estudantes se mobilizam em ‘Dia D da Matrícula 2019’ no município de Itaberaba

Gestores escolares da Rede Municipal de Ensino de Itaberaba durante ação na cidade chapadeira | FOTO: Divulgação/Secom |

Com a finalidade de combater a evasão escolar, ampliando o número de estudantes na sala de aula, a prefeitura de Itaberaba, na Chapada Diamantina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta sexta-feira (11), o ‘Dia D da Matrícula 2019’. Essa mobilização aconteceu na Praça Flávio Silvany, em um estande especialmente montado para o evento com terminais informatizados, conectados ao novo sistema de gestão implantado recentemente pelo município. O evento contou com a participação da vice-prefeita Maria José Novais (PSD), representando o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) que cumpriu agenda, esta manhã, na cidade de Feira de Santana, a convite do governador da Bahia, Rui Costa.

Secretário de Governo David Sampaio realizando matrícula juntamente com a titular de Educação, Nogma Britto | FOTO: Divulgação/Secom |

Diversos secretários municipais, coordenadores, gerentes, diretores escolares e outros colaboradores da gestão ‘Cidade de Todos’ também compareceram em massa para participar da mobilização. A secretária Nogma Andrade Britto destacou que o processo de matrícula tem transcorrido dentro do que foi planejado para o processo. “Estamos cumprindo todo o nosso cronograma, desde a renovação automática, no Mês de novembro, e hoje, nós estamos recebendo também alunos novos. A procura tem sido muito grande, o que aponta para a necessidade de ampliação da Rede, especialmente na educação infantil”, disse a titular da pasta.

Ela destacou também o fato de que o processo agora está muito ágil com o novo sistema de gestão informatizado que possibilita um maior controle das ações. “Com esse nosso novo sistema, a gente pode acompanhar em tempo real tudo o que está acontecendo em nossa Rede. Tanto a gestão pode fazer esse acompanhamento, quanto os profissionais que atuam na rede e os pais de alunos, podem acessar tudo pelo celular”, completou Nogma. Recentemente, a Seduc, por meio da Coordenação de Gestão e Educação Básica, informatizou todo o Sistema de Gestão Educacional da Rede Municipal de Ensino (RME). Isso significa que, de agora em diante, todas as informações relativas à vida escolar, tanto dos alunos e professores quanto das Unidades Escolares, estão disponíveis online, inclusive o processo de matrícula.

A vice-prefeita Maria José Novais marcou presença no ‘Dia D’ da Matrícula Escolar em Itaberaba | FOTO: Divulgação/Secom |

“Hoje, todo o processo de matrícula está concentrada aqui, inclusive com a presença dos diretores das unidades, tirando dúvidas, encaminhado alunos para unidades onde ainda há vagas. Nós montamos aqui cinco balcões, para dar esse atendimento de forma rápida, com o sistema já totalmente informatizado, além de contar com um espaço lúdico para que a mãe, quando vir com a criança, a criança fique interagindo com nossos técnicos, enquanto as mães se dirigem ao Balcão de Matrícula”, informou Jucy Leão, coordenadora de Educação Básica e Apoio Pedagógico.

Para a dona de casa Ana Célia Lima Santos (38), que compareceu para realizar a matrícula Danilo Augusto, seu filho de 3 anos, em dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), a informatização do processo vai dar maior segurança aos pais, na hora de fazer o acompanhamento da vida escolar de seus filhos. “Essa mobilização, aqui, hoje, é muito importante. É preciso que mais pais conheçam os avanços da educação em nossa cidade”, disse a jovem senhora. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas