Ícone do site Jornal da Chapada

“Centro de Referência em Doença Falciforme vai assegurar atendimento para o povo negro”, diz Suíca

O vereador do PT de Salvador, Luiz Carlos Suíca | FOTO Divulgação |

suica
Suíca destacou a iniciativa e frisou que a Bahia possui o maior número de pacientes com doença falciforme no mundo, fora do continente africano | FOTO: Divulgação |

A construção de um Centro de Referência em Doença Falciforme foi tida para o vereador e vice-líder na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), como um meio de assegurar o atendimento para o povo negro – maior afetado pela patologia. Nesta terça-feira (29), um dia após o governador da Bahia Rui Costa (PT) assinar ordem de serviço para a implantação do empreendimento, Suíca destacou a iniciativa e frisou que a Bahia possui o maior número de pacientes com doença falciforme no mundo, fora do continente africano.

“Será um marco para o estado ter esse centro de referência especializado no tratamento dos portadores da patologia. É possível até que o governo invista em trabalho científico nesta área, o que é mais um momento importante para o povo negro. A anemia falciforme atinge majoritariamente negros e negras. Conheço pessoas que sofrem diariamente com muitas dores, pois causa anemia crônica, com dor severa e compromete a circulação sanguínea. Esse centro é mais uma demanda do movimento negro que luta por melhorias. Cerca de R$ 7 milhões serão investidos na obra e equipamentos”, frisa Suíca munido de dados oficiais.

De acordo com informações do governo da Bahia, o Centro de Referência em Doença Falciforme funcionará com a reforma do edifício Antônio Ferreira dos Santos, localizado na Avenida Centenário, no bairro do Garcia, em Salvador. E o prazo para sua entrega é de 10 meses. “O novo centro será equipado para realizar atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, ortopedia, hepatologia, oftalmologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social, assistência farmacêutica, endocrinologia, cardiologia e enfermagem”, aponta nota do governo baiano.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas