Ícone do site Jornal da Chapada

#Tragédia: Buscas são retomadas em Brumadinho e número de mortos aumenta; veja vídeos

Com a lama cada vez mais sedimentada e menos fofa, as buscas ficam mais arriscadas | FOTO: Reprodução/Globo |

Foram retomadas na manhã desta terça-feira (29) as buscas por possíveis sobreviventes e corpos de vítimas do rompimento de uma barragem da Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Até a noite de segunda (29), havia 65 mortes confirmadas e 279 pessoas continuavam desaparecidas. Nenhuma vítima foi encontrada com vida no 4º dia de buscas, segundo o corpo de bombeiros.

As buscas neste 5º dia de trabalhos de resgate começaram pouco depois das 6h. Segundo o Corpo de Bombeiros, a operação desta terça-feira deve priorizar a área do que pode ser o refeitório onde almoçavam funcionários da Vale no momento da tragédia.

Com a lama cada vez mais sedimentada e menos fofa, as buscas ficam mais arriscadas. Para evitar que o corpo afunde, os bombeiros precisam rastejar. A barragem de rejeitos, que ficava na mina do Córrego do Feijão, se rompeu na sexta-feira (25). A lama varreu a comunidade local e parte do centro administrativo da empresa. Entre as vítimas, estão moradores e funcionários da Vale.

As buscas estão sendo feitas por 120 bombeiros de Minas Gerais e 160 enviados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Espírito Santo e Goiás. Há outros 33 integrantes da Força Aérea Brasileira e 60 do Exército. Helicópteros são utilizados para resgatar os corpos.

A tropa da ajuda oferecida por Israel se concentrou no vale de lama perto do local em que a barragem estourou. Um dos equipamentos israelenses é capaz de encontrar pessoas com vida a 30 metros de profundidade. Apesar de a lama dificultar a sobrevivência, os bombeiros não descartam a possibilidade encontrar pessoas com vida. Jornal da Chapada com informações de G1MG.

Veja vídeos de resgates

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas