Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Diversas secretarias de Itaberaba discutem limpeza pública e manejo de resíduos sólidos

Na oportunidade foi apresentada uma proposta técnica de prestação de serviços no campo da ‘logística reversa’ com foco no reaproveitamento de componentes eletroeletrônicos | FOTO: Divulgação |

Um encontro realizado na manhã da última terça-feira (29), na sede da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, reuniu diversas secretarias municipais para discutir a política para a limpeza pública e o manejo de resíduos sólidos. Na oportunidade foi apresentada uma proposta técnica de prestação de serviços no campo da ‘logística reversa’ com foco no reaproveitamento de componentes eletroeletrônicos.

A ‘logística reversa’ é definida como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos. Como exemplos, temos: o retorno das garrafas (vasilhame) e a recolha/coleta de lixos e resíduos recicláveis como os circuitos e placas eletroeletrônicas.

Participaram da reunião os secretários municipais Natanaelson Miranda (Sefaz), Nalva Nolácio (Secult), José Francisco Leal (Secad), Evandro Novaes (Seinfra), além dos coordenadores e gerentes Jakson Bispo (Seagri), Bruno Victor (Sefaz), Valdomiro Vicente (Sala do Empreendedor), Josenilda Borges (Seduc), e os representantes da empresa convidada, Rogério Cerqueira e Wallace Oliveira.

Itaberaba já concluiu o processo de elaboração tanto do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) quanto do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), inclusive com a realização de consultas e audiências públicas, que aguardam deliberação da Câmara de Vereadores para serem implementados. Atualmente o município já conta com cerca de 70% dos domicílios ligados à Rede de Esgotamento Sanitário (RES). Jornal da chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas