Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Atuação de brigadistas de Seabra em Brumadinho é registrada em reportagem da Rede Globo; veja trecho de vídeo

Os voluntários são homens e muitas mulheres de todo o Brasil que deixaram suas profissões e famílias, para ajudar nos resgates | FOTO: Divulgação/Globo ||

Os brigadistas da Brigada Voluntária Anjos da Chapada, da cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, que estão ajudando na busca e resgate na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, atingida por lama tóxica da mineradora Vale após rompimento de barragem – participaram de uma reportagem da Rede Globo na última semana. Muitas pessoas comentaram o feito dos chapadeiros em terras mineiras, que se juntaram a outros brigadistas, bombeiros civis e militares de todo o país.

Na reportagem é possível acompanhar a ação de muitos voluntários. Eles chegaram por diferentes meios na área atingida, inclusive de aeronaves. O trabalho de grupos como estes é buscar pistas das vítimas em lugares menos perigosos. Em determinado momento, o repórter da Globo pergunta o que faz o pessoal de Seabra ter ido para Brumadinho e a brigadistas responde: “A força de vontade de ajudar, de saber que o próximo está precisando”.

Os voluntários são homens e muitas mulheres de todo o Brasil que deixaram suas profissões e famílias, para ajudar nos resgates. Um grupo dos brigadistas Anjos da Chapada seguiu para Brumadinho logo depois da tragédia do dia 25 de janeiro. A equipe conta com a ajuda de doadores que apoiam a causa.

Militares do Corpo de Bombeiros da Bahia (CBMBA) também estão à disposição do Corpo de Bombeiros de Militar de Minas Gerais (CBMMG), atuando de acordo com as definições do Sistema de Comando de Incidentes estabelecido pela corporação mineira. A cooperação entre os estados ocorre nos moldes do apoio que o Governo da Bahia deu ao estado do Ceará em janeiro deste ano. Neste sentido, integram o grupo que está em Brumadinho os especialistas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC).

Jornal da Chapada

Veja trecho de vídeo publicado em redes sociais

Leia também

Chapada: Brigadistas voluntários de Seabra viajam para ajudar vítimas de tragédia em Brumadinho

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas